Noticias
Sorriso e Vera estudam parceria para ampliar avicultura regional
30 de Janeiro de 2025 as 11h 51min
Reunião foi realizada nesta semana – Foto: Divulgação
Nesta semana, estiveram reunidas lideranças de Sorriso e de Vera para discutir parceria na área da avicultura. Participaram do encontro o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, o vice-prefeito Acacio Ambrosini, o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Lucas de Oliveira, além de Tierre Nespolo, secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Vera e Geraldo Camilo, secretário de Governo da cidade vizinha.
O objetivo principal da parceria é permitir que produtores de Vera utilizem o Abatedouro Municipal de Aves de Sorriso para o abate de aves. A iniciativa busca aproveitar a ampliação da capacidade de abate do abatedouro, prevista por meio de uma emenda Estadual para readequação e modernização da estrutura.
Com as melhorias, a capacidade de produção será ampliada de 250 aves por dia para até três mil, permitindo atender à crescente demanda dos municípios da região Norte de Mato Grosso.
A proposta inicial prevê que mil frangos por mês, oriundos do município vizinho, sejam abatidos em Sorriso com subsídio da Prefeitura de Vera. Desde 2020, o Abatedouro Municipal de Aves de Sorriso tem sido referência em qualidade e segurança sanitária.
Supervisionado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e por uma equipe técnica especializada composta por médicos veterinários, o processo de abate segue rigorosamente os parâmetros exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária. Toda a produção abatida é destinada ao comércio local, incluindo feiras livres e supermercados.
Além de proporcionar um local adequado e supervisionado para o abate, o projeto desenvolvido em Sorriso visa fortalecer a agricultura familiar, garantindo assistência técnica, treinamentos e, em alguns casos, o transporte das aves.
“Desde a criação das aves até o momento do abate, nossa preocupação é garantir a qualidade do produto final que chega ao consumidor”, destacou o secretário Lucas de Oliveira.
Atualmente, 17 produtores de Sorriso utilizam o abatedouro sem custo, comercializando seus produtos em feiras e estabelecimentos locais. A parceria com Vera tem o potencial de gerar ainda mais impacto econômico e social na região, ampliando o acesso a mercados para pequenos avicultores e promovendo o desenvolvimento sustentável da avicultura.
As tratativas seguirão nos próximos meses, com o compromisso de ambas as gestões em fortalecer a agricultura familiar e garantir produtos de qualidade à população.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mercado do boi gordo mantém estabilidade e ritmo lento nas negociações pelo país
Publicado em 29 de Novembro de 2025 ás 13h 35min
Ouvidoria da Prefeitura de Lucas participa de visita técnica promovida pelo TCE
Publicado em 29 de Novembro de 2025 ás 11h 27min
Palmeiras x Flamengo: números que explicam a força dos dois gigantes na final em Lima
Publicado em 29 de Novembro de 2025 ás 09h 23min
