Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

Noticias

SORRISO: GGI se reúne para debater melhorias na área da segurança e a mudança do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito para Guarda Civil Municipal

00 de de 0000 as 00h 00min

Foto: Divulgação

Assessoria

Aconteceu na manhã de ontem (17), mais uma reunião com integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) formado por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, gestores de segurança pública e sociedade organizada.

Durante o encontro, foi discutido o problema de som alto na cidade, a apresentação do balanço da última operação das forças de segurança do município, do último fim de semana, bem como, a mudança do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT) para Guarda Civil Municipal (GCMS).

O projeto de lei complementar que prevê a mudança, já está na Câmara Municipal de Vereadores e visa promover adequações na estrutura administrativa, em especial ao Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT) instituído pela Lei Municipal 2238/2013, transformando em Guarda Civil Municipal de Sorriso (GCMS), conforme preconiza a Lei Federal 13.022/2014. Sendo assim, se aprovada a lei, os Agentes Municipal de Trânsito, passam a ser Guardas Civis Municipais e devem atuar não apenas como fiscal do trânsito, mas também, no cumprimento das leis municipais e na fiscalização em conjunto, bem como, outras atribuições.

Para a discussão desta mudança, existe uma câmara temática dentro do GGI, formada pelos secretários de Administração, Estevam Calvo e de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, além, do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Oliveira e representantes do departamento jurídico do Poder Executivo e Legislativo.

 “O projeto já está na Câmara de Vereadores. Porém, continuamos discutindo com os integrantes do Executivo e Legislativo, que fazem parte da câmara temática, dentro do GGI, a legalidade e a constitucionalidade do projeto”, declarou o prefeito, Ari Lafin.

Veja Mais

Aeroporto de Sinop foi o que mais cresceu no Centro-Oeste

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 04h 37min


IA e governança: como equilibrar inovação, ética e sustentabilidade nos negócios

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 17h 08min


Pivetta diz ter perfil para governar Mato Grosso

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 16h 06min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026