Noticias
Sorriso: GM reforça orientações para retirada de propagandas irregulares
08 de Maio de 2025 as 14h 46min

Vias públicas precisam ter visibilidade. Isso é fato. Agora, imagine uma via com painéis móveis, outdoors, faixas, cartazes, dentre outros. É muita informação. Fora a poluição visual, o quadro oferta um grande risco: anúncios instalados de forma inadequada podem prejudicar a visão dos motoristas, esconder sinalizações de trânsito e provocar acidentes. Além disso, a obstrução de calçadas impede o uso do espaço público, prejudicando a acessibilidade e, novamente, pode acarretar em acidentes.
Por essas situações é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pontua as regras e diretrizes para a fixação de propagandas em espaços públicos. Obviamente, a regra geral é a proibição da afixação de publicidade que interfira na visibilidade da sinalização ou comprometa a segurança do trânsito.
Em muitos pontos de Sorriso, detalha o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Márcio Pires, essa regra tem sido quebrada. “Nós temos recebido muitas denúncias de propagandas, principalmente painéis móveis, instalados em vias públicas, ocupando vagas de estacionamentos de veículos e atrapalhando a visibilidade; há casos extremos em que esses painéis tem sido instalados em esquinas, o que atrapalha de uma forma absurda o fluxo do trânsito”, salienta Pires.
Para dar um basta nisso, a GMT escolheu maio o mês com a campanha do “Maio Amarelo” para intensificar as abordagens orientativas. “Estamos orientando a retirada dos painéis móveis instalados com carretinhas nos espaços públicos, no caso da propaganda não ser retirada, a carretinha será recolhida e encaminhada para um dos pátios credenciados pelo Detran/MT (Departamento Estadual de Trânsito) no Município”, explica.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mato Grosso amplia participação no Valor de Transformação Industrial
Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 05h 12min
Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 04h 12min
Aeroporto da Bom Futuro ocupa área da Prefeitura, diz Abílio
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 17h 14min