Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 07 de Fevereiro de 2025

Noticias

Sorriso inaugura Clínica de Tratamento Renal

05 de Julho de 2024 as 05h 20min

Um procedimento que antes levava até 11 horas para realização – contadas as horas na estrada; agora será realizado em quatro horas, aqui mesmo em Sorriso. E só de pensar nisso a dona Terezinha Sartori resume o sentimento de toda a família com uma palavra: emoção.

“Emocionada. É assim que me sinto em ver meu marido fazer hemodiálise em casa. Tenho certeza de que todas as famílias dos demais pacientes sentem essa mesma alegria; agora ele vai entrar aqui às 7h e chegar em casa às 11h, para o almoço”, conta Terezinha.

Terezinha relata que até então era necessário sair de Sorriso às 10h para o atendimento. “Só voltávamos depois do último paciente concluir o procedimento por volta das 20h, 21h; e nem sempre o paciente volta bem, muitas vezes sente náuseas, vômitos, então saber que teremos esse serviço no Município mesmo é um alívio muito grande”, diz.

O esposo de dona Terezinha integrou o grupo de pacientes que na última sexta (28), participou dos testes iniciais da Clínica de Tratamento Renal, popularmente conhecida como Centro de Hemodiálise.  Seis pacientes passaram pelo procedimento na sexta. “E sei que a alegria de todos é a mesma”, reforça Terezinha.

A Clínica foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (4). De acordo com o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, responsável pelo Instituto Nefrológico Ltda, desde 1994 o Instituto oferta terapia renal substitutiva no estado. A primeira clínica foi aberta em julho de 1994 em Várzea Grande; a segunda em 2021, em Primavera do Leste. “E agora estamos aqui em Sorriso para ofertar terapia renal substitutiva e qualidade de vida aos pacientes”, frisa.

Emocionado como dona Terezinha, o médico detalha que a data escolhida para a abertura oficial da Clínica coincide com outra data muito especial em sua vida pessoal. “No dia 4 de julho farei 30 anos de formação em medicina; 30 anos de dedicação e amor à profissão que escolhi porque sem ter amor pela profissão você não prospera; é preciso muito cuidado com a vida do outro”, ressalta.

O médico detalha que no espaço serão ofertadas consultas clínicas com nefrologista, tratamento e acompanhamento que incluem desde o preparo para a realização da diálise até acompanhamento de casos e preparo para transplante renal. “Será uma clínica moderna com acompanhamento clínico avançado e focada em proporcionar mais qualidade de vida ao paciente”, ressalta o especialista.

O espaço abrirá ao público já atendendo 54 pacientes com necessidade mensal de aplicação de R$ 300 mil. Além dos 30 pacientes sorrisenses, com a operação da Clínica em Sorriso devem ser atendidos nove pacientes de Nova Mutum; 11 de Lucas do Rio Verde. Os outros quatro pacientes são dos municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah. Contudo, dependendo da demanda o número de pacientes atendidos pode chegar a até 84 pessoas.

Para o prefeito Ari Lafin acompanhar os pacientes nas sessões de teste traz a sensação de dever cumprido. “Nossa missão na saúde é salvar vidas e é exatamente isso que acompanhamos de perto na Clínica Renal hoje: vidas sendo salvas”, diz. O gestor pontuou ainda que um “exército atuou para tornar esse momento realidade: o Luis Fábio e o Sílvio (Sílvio Stolfo, secretário-adjunto de Saúde) tiveram uma participação direta com toda a equipe da Saúde; assim como o Ednilson (Ednilson Oliveira, secretário da Cidade) com a equipe da Secretaria da Cidade, responsáveis por planejar cada detalhe aqui; tivemos apoio de todos os setores envolvidos no processo no Executivo; dos pacientes, familiares e do Legislativo, essa Clínica é a soma de muito esforço e trabalho de muita gente”, comemora.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Área destinada ao algodão é reduzida em MT devido às chuvas

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 14h 32min


Funai dá “parecer favorável” às obras em trechos que abrangem TIs

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 13h 31min


Oceanos estão aquecendo 400% mais rápido do que na década de 1980

Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 12h 31min


Jornal Online

Edição nº1478 07/02/2025