Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

Sorriso: integrantes do VitaMel retiram enxame migratório de abelhas da área central

20 de Janeiro de 2022 as 11h 00min

VitaMel retirou enxame de abelhas – Foto: Divulgação

Maior produtor mundial de soja, Sorriso também se importa com as pequenas comunidades. Um caso interessante é o enxame migratório (enxame voador) de abelhas, que resolveu fazer um descanso momentâneo em frente ao Ginásio Fermino Maleski na última semana.

A grande família foi retirada com segurança pela equipe do Programa VitaMel da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama).

Niki Nelson Antonietti, integrante do VitaMel, explica que essa foi uma ação preventiva. “Resgatamos o enxame que estava agrupado na árvore para o ataque desses vetores à família e à circunvizinhança”, frisa.

Já o secretário-adjunto da SAMA, Márcio Kuhn, pontua que situações como essa mostram que Sorriso não é só a Capital do Agro.

“O Município produz em larga escala, mas nunca deixou de cuidar do pequeno produtor; temos aqui uma rede forte da agricultura familiar e a proliferação dessas abelhas deixa isso muito claro: Sorriso produz toneladas de soja, mas também produz muito mel de boa qualidade”, diz. Outro fator destacado por Márcio é a importância da abelha na polinização das culturas, quer seja ou de grandes lavouras ou de pequenos espaços.

“A presença de enxames migratórios grandes como esse demonstram ainda a qualidade ambiental do nosso ar, da nossa terra e da nossa água. Abelhas são seres frágeis e a presença delas e reprodução natural mostram que aqui há sustentabilidade”, acrescenta.

Márcio acrescenta que não é seguro que a população faça o resgate desses enxames. “Ao se deparar com uma situação dessas é só solicitar a retirada pelos telefones 3545-4729 ou 193. Todas as colmeias são recondicionadas em local seguro e que garante a sobrevivência e produção do mel em parceria com apicultores locais”, conclui.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024