Noticias
Sorriso intensifica combate ao mosquito da dengue com armadilhas
09 de Junho de 2025 as 11h 31min
Força-tarefa para eliminar criadouros começa nesta sexta - Foto: Assessoria
Sorriso participa de uma estratégia do Ministério da Saúde para enfrentar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa envolve a implantação da Vigilância Entomológica por meio do uso de ovitrampas, armadilhas que monitoram a presença do mosquito na região.
Entre os dias 15 e 20 de maio, 34 ovitrampas foram instaladas no bairro Rota do Sol, área onde o índice de infestação chamou atenção das autoridades. Duas leituras já foram feitas, apontando um aumento significativo da população do mosquito, o que motivou a mobilização imediata da Vigilância Ambiental.
Para interromper o ciclo reprodutivo do Aedes aegypti, uma força-tarefa será realizada amanhã, 6 de junho, a partir das 7h30, com ações de eliminação de criadouros. A operação será feita casa a casa no bairro Rota do Sol, buscando eliminar locais onde o mosquito pode se reproduzir e proliferar.
A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, destacou a importância da participação dos moradores para o sucesso das ações. Ela reforça o pedido para que os moradores abram suas casas aos agentes e colaborem na eliminação dos focos do mosquito. “Contamos com o apoio da população para que juntos possamos controlar o avanço do Aedes aegypti e evitar surtos das doenças que ele transmite”, afirmou.
O trabalho de combate é contínuo e envolve a atuação dos Agentes de Combate às Endemias, que visitam as residências e orientam os moradores. Além das ações no bairro Rota do Sol, a Vigilância Ambiental monitora outros pontos da cidade, priorizando locais com maior risco de infestação.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min
4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min
PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min
