Noticias
Sorriso: Lafin busca credenciamento da Clínica de Tratamento Renal pelo SUS
02 de Abril de 2024 as 08h 24min

Credenciamento. Essa foi a palavra que norteou a pauta de uma reunião do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, no Ministério da Saúde, em Brasília, na última semana.
Na capital federal, Lafin reiterou o pedido para o credenciamento da Clínica de Tratamento Renal, construída pelo Município. Inclusive, a equipe do Instituto Nefrológico Ltda, que deve operar a Clínica, visitou o espaço para alinhas os últimos detalhes.
No Ministério da Saúde, Ari destacou que inicialmente o Município irá arcar com os custos, avaliados inicialmente em R$ 300 mil mensais.
Porém, solicitou ao Ministério que analise o processo para credenciamento da Clínica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o custeio dos serviços, uma vez que o serviço de hemodiálise é de alto custo, não sendo obrigação do Município.
Em fevereiro, Ari e o secretário de Saúde Luis Fábio Marchioro, também estiveram em audiência com o governador Mauro Mendes para discutir a abertura do espaço.
De acordo com o relatório apresentado ao governador, o centro abrirá ao público já atendendo 44 pacientes com necessidade mensal de aplicação de R$ 300 mil.
Além dos 20 pacientes sorrisenses, com a operação da Clínica em Sorriso devem ser atendidos nove pacientes de Nova Mutum; 11 de Lucas do Rio Verde. Os outros quatro pacientes são dos municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.
“Estamos em busca desse credenciamento, entendemos o quão sofrido é este processo de estar doente, debilitado e necessitar numa mesma semana enfrentar a estrada várias vezes para tratamento”, diz o prefeito.
Ari cita ainda o apoio que o Município recebeu do Legislativo nessa luta. “Todos os vereadores entenderam e apoiaram essa causa, agradecemos a todos e em especial ao vereador Leandro Damiani que tem levantado essa bandeira”, completa.
ANTT
Ari esteve na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O encontro na ANTT foi para discutir o plano de acesso da rodovia à área urbana. Na pauta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, acompanhou o prefeito.
Ari detalhou o fato de a área urbana do Município ser cortada pela BR-163 com grande fluxo de caminhões; essa travessia urbana causa grande impacto no tráfego interno da cidade causando inclusive acidentes de trânsito.
“Percebemos a necessidade de viabilizar o anel viário da BR 163 com desvio do centro da cidade para o lado direito da BR sentido Cuiabá- Sinop”, defende o prefeito.
Outra solicitação também apresentada à ANTT é a construção de uma ponte sobre o Rio Lira que faz a travessia da BR 163, como medida de segurança aos moradores e empresas instaladas no Bairro Verde Campos no momento do acesso.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Carreta desgovernada destrói 4 carros na BR-070 em Cáceres
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 20h 18min
Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 18h 17min
ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 16h 38min