Noticias
Sorriso oficializa pedido de municipalização de vicinais
31 de Maio de 2023 as 05h 19min
Objetivo é concessionar trechos – Foto: Divulgação
O prefeito Ari Lafin, junto a uma comitiva de representantes sorrisenses, debateu com o vice-governador Otaviano Pivetta a possibilidade de ações para manter a boa infraestrutura de estradas vicinais. Ari solicitou que o Governo entregue para a gestão municipal algumas vias estaduais que cortam Sorriso.
O objetivo é concessionar estes trechos e permitir manutenções frequentes para que as vias, que foram revitalizadas, ou estão sendo pavimentadas agora, possam estar sempre com asfalto de qualidade. No caso das estradas que cortam a comunidade Barreiro, que antes da revitalização já contava com uma praça de pedágio, o processo buscado, junto ao Estado, é a municipalização destes trechos das MTs 443 e 487.
Já nas MTs 485 e 490, além da alternativa “municipalização”, os sorrisenses também buscam verificar se é possível somente que o Estado “delegue” ao Município a responsabilidade pelas estradas. “Seja qual for a forma legal para estes processos, o que estamos colocando aqui é a necessidade de mantermos estas vias, pavimentadas, sempre em boas condições, e nossos produtores rurais também entendem que a melhor saída para isso é a cobrança de pedágio”, contextualizou Ari.
NOVOS TRECHOS COM ASFALTO
Mais que garantir a manutenção constante das vias que estão pavimentadas (ou estão com a intervenção quase pronta), o prefeito também busca parceria com o Estado para trazer a realidade do asfalto para outras estradas, como a Sodema, a Linha Norte e Travessa Morocó.
O caminho que vinha sendo trilhado para pavimentar as vias era o programa estadual Agroestrada, encerrado no ano passado. “Estamos empenhados, junto aos produtores, e agora estamos aqui, no Governo do Estado, buscando informações e traçando alternativas para podermos tirar do papel estes processos, por meio de parcerias de sucesso, como, por exemplo, as obras na MT 485 e na MT 490”, comentou o prefeito.
O tema voltou a ser tratado com o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo. Em específico, o andamento do processo para pavimentação da Linha Norte e da Travessa Morocó. "Nestes dois casos estamos tratando de questões legais relativas à contrapartida nestas obras, visto que será preciso, junto à Assembleia Legislativa, fazer ajustes na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, aprovada ano passado", detalhou o secretário Ednilson Oliveira.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
