Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO: Pouca chuva atrasa plantio de soja

Ainda não aconteceu uma precipitação “parelha” na região

06 de Novembro de 2020 as 09h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Com chuvas irregulares e localizadas, o plantio de soja atrasou bastante em Sorriso. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Silvano Filipetto, ainda não aconteceu uma precipitação “parelha” na região. Mesmo assim, a área plantada já é estimada em 90%. “Estava atrasada, porém, a partir da semana passada houve algumas chuvas boas, ainda não foi generalizado. A gente ouve de 4% a 5% dos produtores reclamando que choveu em um talhão e não choveu no outro. Mas, a maioria está plantando”, disse Filipetto.

Segundo o presidente, normalmente as chuvas caem na região na primeira quinzena de setembro e na segunda quinzena, os produtores iniciam o plantio. Neste ano não choveu em todo o mês de setembro e somente na segunda quinzena de outubro é que as primeiras chuvas começaram a cair. Atraso que deve refletir na hora da colheita.

“Mediante esse atraso poderemos ter uma concentração da colheita em fevereiro. Geralmente a colheita é distribuída entre 15 de janeiro e final de fevereiro. Com o atraso, o produtor terá toda a colheita para fazer dentro do mês de fevereiro correndo o risco de pegar um intenso período chuvoso”, explicou Silvano.

Segundo estimativa do Sindicato Rural de Sorriso, o município deve plantar 620 mil hectares de soja nesta safra e já é o município com maior área plantada do país. Apesar das preocupações com o clima, os produtores rurais estão radiantes com o preço inédito da saca de soja comercializada na quarta a R$ 175.

Veja Mais

Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 09h 33min


Sicredi investe mais de R$ 390 mi em ações sociais

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 08h 31min


Argentina Crucianelli traz plantadeiras autotransportáveis

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 07h 29min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024