Noticias
Sorriso: projeto de revitalização de nascentes impulsiona o reflorestamento e a conservação ambiental
09 de Junho de 2024 as 08h 37min
Projeto de parcerias recupera nascentes em rio de Sorriso – Foto: DivulgaçãoCom um investimento em reflorestamento, o projeto Nascentes do Lira, liderado pelo Clube Amigos da Terra (CAT), tem revitalizado áreas de preservação permanente em Sorriso.
A iniciativa já catalogou 109 nascentes ao longo do Rio Lira, das quais 60 necessitam de intervenção, e busca parcerias estratégicas para garantir a conservação desse importante recurso hídrico. Ao todo, cinco cursos d’água já foram recuperados.
O rio possui 58 km de extensão e nasce e desagua dentro dos limites do município até ir de encontro com o Rio Teles Pires.
“A gente faz o imageamento de satélite e ali a gente detecta onde é que elas estão e o grau de necessidade. Então a gente percebe que, quanto mais próxima da cidade, a gente vai vendo que o impacto é maior porque tem chácaras ou tem fazendas que procuraram abrir a área, ocupar mais a área, né, então a gente começa o trabalho em campo”, pontua Alfeo Augusto Trecenti, diretor técnico do CAT, em entrevista ao MT Sustentável desta semana.
A recuperação da nascente 58 foi iniciada em janeiro de 2023 e a ação já envolveu uma plantação de mais de três mil espécies nativas em pouco mais de um hectare. O projeto é uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Sorriso, sob a coordenação do professor e engenheiro florestal, Everton José Almeida.
“Nós tentamos fazer um plantio alternado de espécies pioneiras e não pioneiras. A ideia é que as espécies pioneiras cresçam e criem um ambiente favorável para as não pioneiras completarem seu ciclo de vida”, explica Everton.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Comércio poderá funcionar no feriado de N. Sra. Aparecida
Publicado em 04 de Outubro de 2024 ás 12h 14min
Dia Mundial da Visão: 90% dos casos de cegueira são evitáveis
Publicado em 04 de Outubro de 2024 ás 11h 13min
Produtores rurais têm prejuízos de quase R$ 15 bi causados por queimadas
Publicado em 04 de Outubro de 2024 ás 10h 12min