Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 20 de Junho de 2024

Noticias

Sorriso: projeto de revitalização de nascentes impulsiona o reflorestamento e a conservação ambiental

09 de Junho de 2024 as 08h 37min

Projeto de parcerias recupera nascentes em rio de Sorriso – Foto: Divulgação

Com um investimento em reflorestamento, o projeto Nascentes do Lira, liderado pelo Clube Amigos da Terra (CAT), tem revitalizado áreas de preservação permanente em Sorriso.

A iniciativa já catalogou 109 nascentes ao longo do Rio Lira, das quais 60 necessitam de intervenção, e busca parcerias estratégicas para garantir a conservação desse importante recurso hídrico. Ao todo, cinco cursos d’água já foram recuperados.

O rio possui 58 km de extensão e nasce e desagua dentro dos limites do município até ir de encontro com o Rio Teles Pires.

“A gente faz o imageamento de satélite e ali a gente detecta onde é que elas estão e o grau de necessidade. Então a gente percebe que, quanto mais próxima da cidade, a gente vai vendo que o impacto é maior porque tem chácaras ou tem fazendas que procuraram abrir a área, ocupar mais a área, né, então a gente começa o trabalho em campo”, pontua Alfeo Augusto Trecenti, diretor técnico do CAT, em entrevista ao MT Sustentável desta semana.

A recuperação da nascente 58 foi iniciada em janeiro de 2023 e a ação já envolveu uma plantação de mais de três mil espécies nativas em pouco mais de um hectare. O projeto é uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Sorriso, sob a coordenação do professor e engenheiro florestal, Everton José Almeida.

“Nós tentamos fazer um plantio alternado de espécies pioneiras e não pioneiras. A ideia é que as espécies pioneiras cresçam e criem um ambiente favorável para as não pioneiras completarem seu ciclo de vida”, explica Everton.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Mercado florestal abre novas oportunidades no campo

Publicado em 20 de Junho de 2024 ás 10h 50min


Ferramenta inédita vai compilar dados do mercado de fretes

Publicado em 20 de Junho de 2024 ás 09h 48min


Causa da anomalia da espiga presa no milho intriga especialistas

Publicado em 20 de Junho de 2024 ás 08h 49min


Jornal Online

Edição nº1319 20/06/2024