Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 16 de Junho de 2024

Noticias

Sorriso: projeto de revitalização de nascentes impulsiona o reflorestamento e a conservação ambiental

09 de Junho de 2024 as 08h 37min

Projeto de parcerias recupera nascentes em rio de Sorriso – Foto: Divulgação

Com um investimento em reflorestamento, o projeto Nascentes do Lira, liderado pelo Clube Amigos da Terra (CAT), tem revitalizado áreas de preservação permanente em Sorriso.

A iniciativa já catalogou 109 nascentes ao longo do Rio Lira, das quais 60 necessitam de intervenção, e busca parcerias estratégicas para garantir a conservação desse importante recurso hídrico. Ao todo, cinco cursos d’água já foram recuperados.

O rio possui 58 km de extensão e nasce e desagua dentro dos limites do município até ir de encontro com o Rio Teles Pires.

“A gente faz o imageamento de satélite e ali a gente detecta onde é que elas estão e o grau de necessidade. Então a gente percebe que, quanto mais próxima da cidade, a gente vai vendo que o impacto é maior porque tem chácaras ou tem fazendas que procuraram abrir a área, ocupar mais a área, né, então a gente começa o trabalho em campo”, pontua Alfeo Augusto Trecenti, diretor técnico do CAT, em entrevista ao MT Sustentável desta semana.

A recuperação da nascente 58 foi iniciada em janeiro de 2023 e a ação já envolveu uma plantação de mais de três mil espécies nativas em pouco mais de um hectare. O projeto é uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Sorriso, sob a coordenação do professor e engenheiro florestal, Everton José Almeida.

“Nós tentamos fazer um plantio alternado de espécies pioneiras e não pioneiras. A ideia é que as espécies pioneiras cresçam e criem um ambiente favorável para as não pioneiras completarem seu ciclo de vida”, explica Everton.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Há quatros anos, Mato Grosso não registra casos de sarampo

Publicado em 15 de Junho de 2024 ás 11h 16min


Em má fase, Flu e Atlético-GO duelam contra a sombra do Z4

Publicado em 15 de Junho de 2024 ás 09h 15min


Ferrovia é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura

Publicado em 15 de Junho de 2024 ás 05h 11min


Jornal Online

Edição nº1316 15/06/2024