Noticias
Sorriso: Saúde orienta famílias a incluir vistoria do quintal de fim de ano
27 de Dezembro de 2023 as 11h 42min
Outro pedido é que a população não descarte lixo a céu aberto – Foto: Divulgação
Vai viajar no fim do ano? A casa vai ficar fechada por dias, né. Então inclua na lista dos preparativos da viagem aquela vistoria minuciosa para eliminar quaisquer possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A recomendação é da coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno.
“Estamos fazendo um apelo para que todos que forem viajar deem uma geral antes de sair de férias eliminando criadouros”, reforça. E o pedido vale também para quem vai ficar por aqui.
“Em dez minutos, uma vez na semana, é necessário verificar recipientes, calhas, plantas, cisternas, quintal, a casa como um todo”, diz. Outro pedido é que a população não descarte lixo a céu aberto, pois muito desse lixo acaba entupindo bueiros e servindo como o criadouro ideal para todo tipo de mosquitos e de animais peçonhentos.
“Não há um período do ano em que possamos descuidar; o cuidado permanente precisa ser uma rotina o ano inteiro”, frisa a coordenadora ao lembrar a importância de dar aquela geral no quintal pelo menos uma vez por semana; uma ação simples que elimina criadouros e evita a proliferação do Aedes aegypti e de demais animais peçonhentos.
De acordo com um relatório da equipe de Vigilância em Saúde, de 1º de janeiro até o momento, foram 270 registros de dengue; desse total há sete registros de dengue com sinais de alarme e um de dengue grave. Também foram registrados dois casos de Zika – um em março e outro em abril e quatro de chikungunya – dois em fevereiro; um em março e um em abril.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
TCE inicia auditoria nas obras da BR-163
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 13h 05min
Segurança pública organiza ação integrada em L.R.Verde
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 12h 05min
PL enfrenta ruídos sobre possível aliança com MDB
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 11h 05min
