Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 30 de Outubro de 2024

Noticias

Sorriso sediará 1ª CIMA em novembro com debate sobre meio ambiente

25 de Outubro de 2024 as 10h 10min

No dia 07 de novembro de 2024, Sorriso será palco da 1ª Conferência Intermunicipal sobre o Meio Ambiente (CIMA), a ser realizada das 7h às 17h no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Localizado na Avenida dos Universitários, nº 799, no bairro Santa Clara, o evento faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). O principal objetivo é promover a participação ativa da população na criação de propostas que enfrentem os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Cidesa), Miguel Vaz Ribeiro, destaca a importância da mobilização para a conferência. “Estamos promovendo a CIMA para que os municípios do consórcio se unam na busca de soluções para os desafios ambientais. Mobilizar a sociedade é essencial para discutirmos e implantarmos projetos sustentáveis”, afirma.

A conferência conta com o apoio do governo federal e de organizações representativas dos municípios, que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA. Instituições como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) são parceiras na promoção do evento, que visa fortalecer a voz dos municípios nas discussões ambientais.

Os municípios participantes poderão levantar até dez propostas, sendo duas para cada eixo temático. As propostas priorizadas serão enviadas à Comissão Organizadora Estadual e serão discutidas nas Conferências Estaduais, contribuindo para um Caderno de Propostas abrangente e fundamentado.

Além do fortalecimento das políticas ambientais locais, a participação na CIMA traz benefícios diretos aos municípios. Gestores e técnicos terão acesso a conhecimentos e inovações, adquirindo novas habilidades em gestão ambiental. Esse intercâmbio de experiências visa construir uma governança ambiental mais robusta, envolvendo setores do governo, sociedade civil e setor privado.

Com a realização da 1ª CIMA, Sorriso se posiciona como um importante espaço de debate e construção de soluções para a crise climática, buscando não apenas melhorias locais, mas também influenciando políticas estaduais e nacionais. O envolvimento da população e a elaboração de propostas sustentáveis serão fundamentais para garantir um futuro mais equilibrado e consciente.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Quem era Dona Eulália, a responsável pelo bolo de arroz mais famoso de Cuiabá

Publicado em 29 de Outubro de 2024 ás 15h 50min


Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório

Publicado em 29 de Outubro de 2024 ás 14h 52min


TMD: o que é e como funciona tecnologia usada no prédio mais alto do mundo

Publicado em 29 de Outubro de 2024 ás 14h 27min


Jornal Online

Edição nº1412 26/10/2024