Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 18 de Outubro de 2024

Noticias

Sorriso: vice-prefeito, vereadores eleitos e Energisa buscam soluções para o Jonas Pinheiro

17 de Outubro de 2024 as 13h 27min

Vistoria apontou necessidade urgente de podas de árvores em áreas particulares – Foto: Divulgação

Quedas e oscilações de energia. O problema voltou a preocupar os moradores do Assentamento Jonas Pinheiro.

Nesta semana, o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, que no próximo ano passará a compor a Câmara, junto aos também vereadores eleitos Gringo do Barreiro e Rodrigo Materazzi, e ao supervisor de equipes da concessionária Energisa, Lexei Calçada.

In loco, o grupo avaliou a situação e, de cara, um antigo problema evidenciou-se: a ausência da poda preventiva em árvores localizadas próximas à rede elétrica, tanto no Assentamento, quanto em pontos próximos.

Seja no campo, na estrada ou na cidade, manter as árvores próximas à rede sempre podadas, é fundamental para evitar que os galhos toquem a rede, principalmente neste período de início das chuvas, marcado por ventos fortes e as descargas atmosféricas (raios).

Lexei destaca que é preciso avaliar bem o local para plantio de árvores e que as podas em áreas particulares são de responsabilidade do proprietário.

“É importante evitar plantar árvores de grande porte tanto perto da rede elétrica, porque os galhos podem alcançar a fiação”, ensinou, lembrando que é preciso sempre acionar um profissional para efetuar as podas.

O vice destacou que deve promover uma reunião junto aos assentados para reforçar a importância de manter as árvores sempre podadas, com galhos bem longe da fiação. Da mesma forma, Gerson solicitou manutenção preventiva em toda a rede de distribuição de energia elétrica do Assentamento, o que deve ser feito já na próxima semana. Para efetuar o trabalho sem causar tantos transtornos, a intenção é fazer desligamentos “trecho a trecho”.

A Energisa reiterou, via assessoria, que o meio ambiente e a preservação dele são prioridade para empresa. No entanto, destaca a importância das podas preventivas para que galhos não entrem em contato com a rede de energia, causando interrupções no fornecimento ou até acidentes com a população.

No caso de terrenos particulares, essa poda é de responsabilidade do proprietário. Em áreas públicas, da prefeitura.

A poda feita pela Energisa é de segurança, feita apenas quando os galhos estão em contato, ou muito próximos, a rede elétrica. Em parte da rede, os cabos são isolados, ou seja, não há risco de interromper a distribuição de energia elétrica ao ter contato com as árvores.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Prefeito de Lucas se reúne em Brasília para tratações sobre um novo aeroporto

Publicado em 17 de Outubro de 2024 ás 16h 24min


IA brasileira sugere perguntas e diagnósticos médicos em hospitais

Publicado em 17 de Outubro de 2024 ás 12h 26min


DNIT executa obras de pavimentação da BR-158

Publicado em 17 de Outubro de 2024 ás 11h 24min


Jornal Online

Edição nº1405 17/10/2024