Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 19 de Setembro de 2025

Noticias

SpaceX completa 300 missões da Starlink com envio de satélites

19 de Setembro de 2025 as 08h 13min

A SpaceX se prepara para novos lançamentos nesta semana após atingir mais uma marca histórica ao completar a 300ª missão da Starlink, empresa de Elon Musk que oferece serviços de internet via satélite. Os próximos voos estão programados para quarta (17) e quinta-feira (19).

No sábado (13), o foguete SpaceX Falcon 9 decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 10h55 (horário local), marcando também o 42º lançamento da companhia espacial no estado este ano. Após oito minutos da decolagem, o propulsor pousou no drone Of Course I Still Love You, posicionado no Oceano Pacífico.

A missão levou 24 satélites V2 Mini para órbita baixa da Terra, elevando o total de equipamentos do tipo para 8.400, de acordo com a reportagem. A grande maioria deles opera a uma altitude abaixo de 600 quilômetros, o que elimina riscos de colisões com detritos espaciais.

A agenda da SpaceX foi movimentada também no domingo (14) com o lançamento da missão NG-23 da Northrop Grumman para a Estação Espacial Internacional a partir do Complexo Espacial 40 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Este foi o quarto voo do propulsor de primeiro estágio em apoio a esta missão, que anteriormente lançou o Ax-4, o Crew-11 e uma missão Starlink. Após a separação dos estágios, o Falcon 9 pousou na Zona de Pouso 2 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.

Esse foi o primeiro voo da Cygnus XL, a versão maior e com maior capacidade de carga da nave espacial movida a energia solar da Northrop Grumman. Com mais de cinco toneladas de suprimentos, a nave transportou materiais para produzir cristais semicondutores no espaço e equipamentos para desenvolver tanques de combustível criogênicos, segundo a NASA.

No início do mês, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos concluiu a revisão ambiental do pedido da SpaceX para dobrar o número de lançamentos do Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Em breve, poderemos ver a ampliação do número de voos de 50 para até 120 por ano.

A empresa ainda depende da atualização de licença emitida pela FAA e aprovação do Departamento da Força Aérea para as mudanças, já que a plataforma de lançamento fica em propriedade da Força Espacial.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Abates de bovinos devem atingir recorde em 2025 antes de retração em 2026

Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 10h 15min


Intensificado trabalho de recuperação de vicinais em Sinop

Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 09h 14min


Empregadores podem regularizar FGTS de doméstica sem multa

Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 07h 13min


Jornal Online

Edição nº1636 - 19/09/2025