Noticias
SpectraX promove encontro estratégico para produtores e empresários do agro
22 de Outubro de 2025 as 04h 13min

A sede da SpectraX, em Sinop, foi palco de um encontro estratégico que reuniu empresários, produtores rurais e representantes de instituições do agronegócio de Mato Grosso, na última semana. O evento destacou o papel da tecnologia e da inteligência geoespacial como ferramentas de apoio à tomada de decisão no campo.
Durante a rodada de negócios, os participantes conheceram de perto o sistema ESG, desenvolvido pela SpectraX, que permite o monitoramento em tempo real de áreas agrícolas, com dados sobre clima, uso do solo e ocorrência de incêndios, entre outros indicadores.
A secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Luciane Bertinatto destacou a importância da integração entre gestão pública e inovação tecnológica. “Hoje, a tecnologia é tudo. Na Sema, nós trabalhamos com as melhores tecnologias do mercado, como imagens de satélite e geoprocessamento. Essa proposição é super importante porque traz essa tecnologia e oportuniza que quem tiver acesso a esse sistema tenha, na palma da mão, todas as informações necessárias para a gestão do seu empreendimento ou propriedade rural”, afirmou.
Representando o Sindicato Rural de Sinop, a diretora Bárbara Fortuna Silva destacou o início da parceria com a empresa. “Fiquei fascinada pelo sistema, pelo tanto de informação que o produto oferece. Vamos poder alertar nossos associados quanto a focos de incêndios em tempo real e obter relatórios completos sobre áreas específicas, incluindo índices de chuva e outras variáveis essenciais ao produtor”, explicou.
O CEO e diretor técnico da consultoria 250K, José Paschoal, reforçou o papel da plataforma em democratizar o acesso à informação no agronegócio. “A rodada de negócios com a SpectraX foi muito importante para o setor. Quem ganha com isso é o produtor rural e as empresas do segmento. Hoje, já avançamos muito em tecnologia, mas muitas vezes essa informação não chega a quem mais precisa. A proposta da SpectraX é justamente tornar esses dados mais acessíveis e compreensíveis”, observou.
Para o advogado Thiago Pacheco dos Santos, que atua em demandas ligadas ao crédito e endividamento rural, a ferramenta também tem aplicação jurídica. “Essa plataforma é de total importância para o agronegócio. Ela pode ser utilizada na elaboração de laudos, ajudando a validar situações que o produtor enfrentou no campo, com informações precisas e de grande valor para o Judiciário”, explicou.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Fábio Migliorini, destacou o potencial da solução para diferentes setores. “É uma plataforma multifacetada, que pode ser empregada não só por empresas, mas também pelo setor público. Traz uma inovação muito grande e uma produtividade assertiva para quem consome os dados. É um investimento pequeno diante do retorno que pode gerar, economizando milhares de reais para o produtor rural”, avaliou.
Ao final do encontro, o CEO da SpectraX, Dr. Carlos da Silva Jr., fez um balanço positivo da rodada. “Tínhamos clientes que ainda não conheciam nossa sede e agora puderam ver de perto nossa infraestrutura e sistemas. Também recebemos novos parceiros que entenderam melhor nossas ferramentas. Fechamos negócios e reforçamos conexões importantes para o setor”, afirmou.
SOBRE A SPECTRAX
Especializada em inteligência geoespacial aplicada ao agronegócio, a SpectraX atua no mapeamento e monitoramento de áreas agrícolas em tempo real, oferecendo dados precisos para apoiar decisões estratégicas em toda a cadeia produtiva. A empresa utiliza tecnologias avançadas de sensoriamento remoto, imagens de satélite e análise de big data para identificar tendências de uso do solo, expansão de culturas e impactos ambientais.
Com essas informações, produtores, cooperativas e indústrias podem planejar de forma mais assertiva a ocupação das áreas, reduzir riscos e antecipar cenários de mercado. As soluções da SpectraX contribuem para otimizar custos operacionais, aumentar a produtividade e ampliar a sustentabilidade das operações agrícolas, especialmente em regiões em franca expansão como o Norte de Mato Grosso.
Além de fortalecer a competitividade do agro brasileiro, a empresa apoia iniciativas voltadas à descarbonização da cadeia produtiva e à certificação de práticas sustentáveis, atendendo às novas exigências dos mercados nacional e internacional. Com atuação em diferentes estados, a SpectraX se consolida como uma aliada estratégica na construção de um agronegócio mais eficiente, inteligente e sustentável.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Dois motociclistas morrem em acidentes na noite de terça
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 06h 51min
Como o público 50+ pode se proteger nas transações online e no uso do Pix
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 06h 14min
Secretaria promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 05h 12min