Noticias
SpectraX revela avanço da soja no bioma Amazônia, com alta de 20,7%
25 de Junho de 2025 as 11h 28min
Crescimento expressivo nas áreas de cultivo de soja em estados do Norte do país – Foto: Divulgação
A nova análise da SpectraX, que é especializada em inteligência territorial e monitoramento agroambiental, revelou dados que evidenciam uma transformação importante na dinâmica agrícola brasileira, especialmente nas regiões da Amazônia Legal.
O mapeamento da safra 2024/2025 mostra um crescimento expressivo nas áreas de cultivo de soja em estados do Norte do país, enquanto regiões tradicionais como Mato Grosso do Sul enfrentam estagnação.
De acordo com o CEO da SpectraX e pesquisador, Carlos Silva Junior, o estado de Mato Grosso — maior produtor nacional de grãos — ampliou sua área plantada em 6,9%, o que representa um acréscimo de 893.328 hectares em relação à safra anterior. Contudo, é o Pará quem surpreende: o Estado registrou uma área cultivada com a cultura de 1,5 milhão de hectares.
“Esse avanço posiciona Mato Grosso e Pará como o principal responsável pela expansão agrícola dentro do bioma amazônico”, explica Silva Junior. Além de Rondônia, Tocantins, Maranhão e Roraima também contribuíram significativamente para esse processo, compondo o grupo de estados que puxaram o crescimento da soja na Amazônia.
A análise da SpectraX mostra um contraste importante quando se observa outras regiões produtoras. “Por exemplo, o Mato Grosso do Sul não apresentou evolução nas áreas de soja nesta safra, em comparação com 2023/2024. Isso pode estar ligado aos efeitos das intempéries climáticas, que impactaram negativamente o desempenho agrícola do estado”, avalia o pesquisador.
Os dados divulgados reforçam o papel da tecnologia e da inteligência territorial para compreender os impactos e tendências do setor agropecuário. A atuação da SpectraX tem sido fundamental para gerar diagnósticos precisos que ajudam produtores, entidades públicas e tomadores de decisão a entender o avanço do uso da terra e seus efeitos sobre o meio ambiente e a economia.
SOBRE A SPECTRAX
A SpectraX é referência nacional em soluções de monitoramento agroambiental, sensoriamento remoto e análise de uso e ocupação da terra.
A empresa combina inovação tecnológica e expertise científica para fornecer dados estratégicos que apoiam decisões sustentáveis no agronegócio e em políticas públicas ambientais. Para verificação da metodologia de mapeamento da soja, acesse: https://doi.org/10.1016/j.compag.2019.105194.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min
Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
