Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

SpectraX revela avanço da soja no bioma Amazônia, com alta de 20,7%

25 de Junho de 2025 as 11h 28min

Crescimento expressivo nas áreas de cultivo de soja em estados do Norte do país – Foto: Divulgação

A nova análise da SpectraX, que é especializada em inteligência territorial e monitoramento agroambiental, revelou dados que evidenciam uma transformação importante na dinâmica agrícola brasileira, especialmente nas regiões da Amazônia Legal.

O mapeamento da safra 2024/2025 mostra um crescimento expressivo nas áreas de cultivo de soja em estados do Norte do país, enquanto regiões tradicionais como Mato Grosso do Sul enfrentam estagnação.

De acordo com o CEO da SpectraX e pesquisador, Carlos Silva Junior, o estado de Mato Grosso — maior produtor nacional de grãos — ampliou sua área plantada em 6,9%, o que representa um acréscimo de 893.328 hectares em relação à safra anterior. Contudo, é o Pará quem surpreende: o Estado registrou uma área cultivada com a cultura de 1,5 milhão de hectares.

“Esse avanço posiciona Mato Grosso e Pará como o principal responsável pela expansão agrícola dentro do bioma amazônico”, explica Silva Junior. Além de Rondônia, Tocantins, Maranhão e Roraima também contribuíram significativamente para esse processo, compondo o grupo de estados que puxaram o crescimento da soja na Amazônia.

A análise da SpectraX mostra um contraste importante quando se observa outras regiões produtoras. “Por exemplo, o Mato Grosso do Sul não apresentou evolução nas áreas de soja nesta safra, em comparação com 2023/2024. Isso pode estar ligado aos efeitos das intempéries climáticas, que impactaram negativamente o desempenho agrícola do estado”, avalia o pesquisador.

Os dados divulgados reforçam o papel da tecnologia e da inteligência territorial para compreender os impactos e tendências do setor agropecuário. A atuação da SpectraX tem sido fundamental para gerar diagnósticos precisos que ajudam produtores, entidades públicas e tomadores de decisão a entender o avanço do uso da terra e seus efeitos sobre o meio ambiente e a economia.

SOBRE A SPECTRAX
A SpectraX é referência nacional em soluções de monitoramento agroambiental, sensoriamento remoto e análise de uso e ocupação da terra.

A empresa combina inovação tecnológica e expertise científica para fornecer dados estratégicos que apoiam decisões sustentáveis no agronegócio e em políticas públicas ambientais. Para verificação da metodologia de mapeamento da soja, acesse: https://doi.org/10.1016/j.compag.2019.105194.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min


Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


França tem seus primeiros bilionários da IA

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 05h 37min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025