Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 23 de Novembro de 2024

Noticias

Starship: estrondo sônico do foguetão da SpaceX ameaça casas no Texas

22 de Novembro de 2024 as 13h 09min

Na noite de terça (19), a SpaceX conduziu o sexto voo de teste do megafoguete Starship, o maior e mais poderoso veículo espacial já construído. Embora o propulsor Super Heavy tenha pousado no mar em vez de ser novamente capturado pelos braços robóticos da torre Mechazilla (como aconteceu em outubro, ao fim do quinto lançamento experimental), a missão foi considerada um sucesso

A cada novo teste, a SpaceX avança mais rumo à reutilização rápida e completa do sistema. Isso significa que não apenas o primeiro, como também o segundo estágio, que dá nome ao complexo veicular, devem realizar pousos controlados na torre durante as futuras missões oficiais.

Apesar do progresso, a empresa liderada por Elon Musk enfrenta desafios críticos relacionados ao impacto sonoro dos lançamentos do Starship. Medições feitas durante o quinto voo de teste revelaram que o foguete excede significativamente os limites aceitáveis de ruído, gerando preocupações sobre os danos potenciais às comunidades próximas à Starbase, local de lançamento da SpaceX no sul do Texas.

De acordo com um estudo conduzido por Kent L. Gee, engenheiro acústico e professor da Universidade Brigham Young, em Utah, nos EUA, o Starship produz níveis de ruído cerca de dez vezes maiores que os do Falcon 9, atual foguete principal da SpaceX. Os dados coletados indicam que o ruído mais alto não ocorre na decolagem, mas cerca de 6,5 minutos depois, quando o booster retorna ao solo para pousar.

Naquela ocasião, o impacto sonoro do lançamento na cidade de Port Isabel atingiu 105 decibéis, comparável ao som de um show de rock ou de uma motosserra em operação. No retorno do propulsor, o ruído chegou a 125 decibéis, equivalente ao som de um tiro à queima-roupa. Esses níveis de pressão sonora causaram eventos de sobrepressão na região que superaram as projeções da Administração Federal de Aviação (FAA).

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sicoob acende as luzes de Natal em noite voltada para a família

Publicado em 22 de Novembro de 2024 ás 15h 40min


Motorista de ônibus morre após bater em caminhão na Estrada da Guia

Publicado em 22 de Novembro de 2024 ás 14h 48min


Aprosoja destaca práticas agrícolas sustentáveis

Publicado em 22 de Novembro de 2024 ás 14h 10min


Jornal Online

Edição nº1429 22/11/2024