Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 01 de Julho de 2025

Noticias

Starship: estrondo sônico do foguetão da SpaceX ameaça casas no Texas

22 de Novembro de 2024 as 13h 09min

Na noite de terça (19), a SpaceX conduziu o sexto voo de teste do megafoguete Starship, o maior e mais poderoso veículo espacial já construído. Embora o propulsor Super Heavy tenha pousado no mar em vez de ser novamente capturado pelos braços robóticos da torre Mechazilla (como aconteceu em outubro, ao fim do quinto lançamento experimental), a missão foi considerada um sucesso

A cada novo teste, a SpaceX avança mais rumo à reutilização rápida e completa do sistema. Isso significa que não apenas o primeiro, como também o segundo estágio, que dá nome ao complexo veicular, devem realizar pousos controlados na torre durante as futuras missões oficiais.

Apesar do progresso, a empresa liderada por Elon Musk enfrenta desafios críticos relacionados ao impacto sonoro dos lançamentos do Starship. Medições feitas durante o quinto voo de teste revelaram que o foguete excede significativamente os limites aceitáveis de ruído, gerando preocupações sobre os danos potenciais às comunidades próximas à Starbase, local de lançamento da SpaceX no sul do Texas.

De acordo com um estudo conduzido por Kent L. Gee, engenheiro acústico e professor da Universidade Brigham Young, em Utah, nos EUA, o Starship produz níveis de ruído cerca de dez vezes maiores que os do Falcon 9, atual foguete principal da SpaceX. Os dados coletados indicam que o ruído mais alto não ocorre na decolagem, mas cerca de 6,5 minutos depois, quando o booster retorna ao solo para pousar.

Naquela ocasião, o impacto sonoro do lançamento na cidade de Port Isabel atingiu 105 decibéis, comparável ao som de um show de rock ou de uma motosserra em operação. No retorno do propulsor, o ruído chegou a 125 decibéis, equivalente ao som de um tiro à queima-roupa. Esses níveis de pressão sonora causaram eventos de sobrepressão na região que superaram as projeções da Administração Federal de Aviação (FAA).

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Liquida Sinop promete agitar a Praça da Bíblia com 12 horas de ofertas

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 08h 12min


Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min


Empresária e artesã de Sinop profissionalizou hobby

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 06h 11min


Jornal Online

Edição nº1574 - 01/07/2025