Noticias
Startup de tecnologia inédita gera recomendações de manejo
29 de Março de 2023 as 09h 03min
Prediza conta com inteligência artificial interligada a sensores de solo – Foto: Divulgação
O manejo tradicional adotado em muitas propriedades rurais segue um rigoroso cronograma de aplicações de fungicidas e conta com uma grande equipe para monitoramento periódico de pragas em suas lavouras.
Além disso, esse sistema requer muita mão de obra, tempo e recursos, estando sujeito a erros e tomadas de decisões inadequadas no processo de gestão, o que eleva os custos com insumos e consequentemente da produção, comprometendo a lucratividade final.
Para mudar essa realidade a Prediza, uma startup que já foi incubada e recentemente incorporada na área de Inovação pelo Grupo Piccin, de São Carlos/SP, oferece aos produtores por meio de análise preditiva e visão computacional, informações em tempo real para previsibilidade mais precisa de riscos ou ameaças na agricultura, na geração de energia e cuidados ao meio ambiente.
A solução da empresa eleva a segurança no manejo, diminui os custos e juntamente a isso aumenta a produtividade das lavouras.
Na prática, a ferramenta da Prediza, que nasceu no Rio Grande do Sul, é formada com IA&IoT (inteligência artificial associada à internet das coisas) para mapear e prever de forma mais eficiente cenários que impactam os ambientes de produção agrícola. A ferramenta compila e organiza todas as informações, mapeia e faz recomendações de maneira mais objetiva e assertiva.
A tecnologia conta também com sensores de solo conectados a uma estação meteorológica que é instalada na propriedade rural. Seu objetivo é gerar dados de microclima, ou seja, informações específicas daquele ambiente de produção, e transformá-los em recomendações ao produtor ou operador.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Governo define minerais críticos prioritários para investimentos
Publicado em 08 de Novembro de 2026 ás 08h 16min
Setor automotivo recebe capacitação em Sinop
Publicado em 08 de Novembro de 2026 ás 06h 15min
Pivetta descarta dinheiro público para shows milionários no estado
Publicado em 08 de Novembro de 2026 ás 04h 14min
