Noticias
Startup de tecnologia inédita gera recomendações de manejo
29 de Março de 2023 as 09h 03min

O manejo tradicional adotado em muitas propriedades rurais segue um rigoroso cronograma de aplicações de fungicidas e conta com uma grande equipe para monitoramento periódico de pragas em suas lavouras.
Além disso, esse sistema requer muita mão de obra, tempo e recursos, estando sujeito a erros e tomadas de decisões inadequadas no processo de gestão, o que eleva os custos com insumos e consequentemente da produção, comprometendo a lucratividade final.
Para mudar essa realidade a Prediza, uma startup que já foi incubada e recentemente incorporada na área de Inovação pelo Grupo Piccin, de São Carlos/SP, oferece aos produtores por meio de análise preditiva e visão computacional, informações em tempo real para previsibilidade mais precisa de riscos ou ameaças na agricultura, na geração de energia e cuidados ao meio ambiente.
A solução da empresa eleva a segurança no manejo, diminui os custos e juntamente a isso aumenta a produtividade das lavouras.
Na prática, a ferramenta da Prediza, que nasceu no Rio Grande do Sul, é formada com IA&IoT (inteligência artificial associada à internet das coisas) para mapear e prever de forma mais eficiente cenários que impactam os ambientes de produção agrícola. A ferramenta compila e organiza todas as informações, mapeia e faz recomendações de maneira mais objetiva e assertiva.
A tecnologia conta também com sensores de solo conectados a uma estação meteorológica que é instalada na propriedade rural. Seu objetivo é gerar dados de microclima, ou seja, informações específicas daquele ambiente de produção, e transformá-los em recomendações ao produtor ou operador.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Asfalto novo na MT-240 melhora logística de Diamantino
Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 13h 16min
Remídio homenageia educadores, locutor de rodeio e propõe praça no Jd. Safira
Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 12h 16min
Tecnologias garantem transparência e mantêm confiança do mercado externo
Publicado em 19 de Setembro de 2025 ás 11h 14min