Noticias
STF cobra explicações sobre resultados da Lei da Pesca
02 de Fevereiro de 2026 as 10h 19min
Ministro requisitou o envio de relatórios produzidos – Foto: Assessoria
O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a colocar sob escrutínio a política de restrição à pesca adotada em Mato Grosso. O ministro André Mendonça determinou que o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa apresentem, no prazo de dez dias, informações detalhadas sobre a efetividade da chamada Lei da Pesca.
Em despacho publicado nesta semana, o magistrado solicitou dados concretos que demonstrem se a norma, em vigor desde janeiro de 2024, tem alcançado os objetivos ambientais propostos com a suspensão da pesca, transporte e comercialização de 12 espécies de peixes pelo período de cinco anos. “A eficácia e a efetividade da suspensão da atividade pesqueira nos rios da referida unidade federativa, considerando as finalidades buscadas com a instituição da política pública”, registrou.
Além do Executivo estadual, o pedido de esclarecimentos também foi direcionado ao Parlamento mato-grossense. O ministro requisitou o envio de relatórios produzidos pelo observatório criado especificamente para acompanhar os impactos e resultados da Lei da Pesca.
Outro ponto destacado no despacho diz respeito à situação dos pescadores artesanais afetados pela mudança legislativa. Mendonça solicitou informações atualizadas sobre o pagamento do auxílio financeiro previsto na legislação estadual e os efeitos da alteração do artigo 19-A da Lei nº 9.096, modificada pela Lei nº 12.434, de 2024.
O ministro também quer dados que indiquem se as medidas compensatórias adotadas pelo Estado têm sido suficientes para mitigar os impactos sociais provocados pela restrição da atividade pesqueira tradicional.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Jacto apresenta soluções completas para o agronegócio
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 17h 29min
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 16h 29min
Gemini supera 750 milhões de usuários ativos mensais, diz Google
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 14h 35min
