Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 11 de Fevereiro de 2026

Noticias

STF condena advogado de MT pela invasão de 8 de janeiro

03 de Agosto de 2025 as 07h 16min

Antonio Valdenir Caliare é morador de Juína – Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o advogado Antonio Valdenir Caliare, morador de Juína, a dois anos e cinco meses de prisão, em regime inicial semiaberto, pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime, por participação nos ataques do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. 

Além da pena privativa de liberdade, Caliare foi condenado, de forma solidária com os demais envolvidos nos atos, ao pagamento de R$ 5 milhões por danos morais coletivos. A decisão foi tomada por maioria dos ministros da Corte, que seguiram o voto do relator Alexandre de Moraes. O resultado do julgamento foi publicado na quinta (31).

No voto, Moraes destacou que as provas juntadas aos autos demonstram que o advogado chegou a Brasília em 7 de janeiro de 2023, permaneceu no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército e, no dia seguinte, integrou a manifestação que pediu intervenção militar e resultou na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República.

O advogado foi preso no dia 9 de janeiro de 2023, ainda no acampamento, e conduzido à sede da Polícia Federal. Durante o interrogatório, Caliare confirmou que saiu de Juína com destino a Brasília com o objetivo de participar das manifestações. Ele alegou que estava na capital federal para realizar cobertura jornalística a serviço da Rádio Metropolitana FM, argumento reforçado por uma testemunha, mas não apresentou qualquer prova documental de atuação como profissional da imprensa.

Ao contrário disso, segundo o ministro, o conteúdo do celular apreendido e periciado pela Polícia Federal revelou que o advogado trajava roupas semelhantes às utilizadas pelos demais manifestantes, aparecendo inclusive abraçado com uma mulher vestida com trajes típicos dos atos antidemocráticos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Prefeitura de Matupá decreta situação de emergência após enchente

Publicado em 11 de Fevereiro de 2026 ás 19h 41min


Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Jornal Online

Edição nº1735 - 12/02/2026