Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 23 de Setembro de 2025

Noticias

STF marca análise de acordo sobre ICMS de combustíveis

14 de Dezembro de 2022 as 11h 24min

Sessão será virtual extraordinária de 24 horas – Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para hoje (14) uma sessão virtual extraordinária de 24 horas para julgar se homologa ou não um acordo entre estados, União e Congresso sobre a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis.

O acordo foi alcançado em 2 de dezembro, quando os representantes dos estados, do Distrito Federal e da União concordaram em manter a essencialidade do diesel, do gás natural e do gás de cozinha. Com isso, o ICMS cobrado sobre esses produtos fica limitado à alíquota geral do imposto, algo em torno de 17% e 18%, a depender da unidade federativa.

A gasolina ficou de fora, e o ICMS sobre esse derivado do petróleo poderá superar a alíquota geral do imposto. Prevaleceu o argumento dos estados de que o item não é essencial, uma vez que são as pessoas de maior poder aquisitivo que possuem carros, sendo elas as mais beneficiadas com eventual desoneração sobre o produto.

Tramitam no Supremo duas ações que questionam as duas leis complementares que alteraram a sistemática de cobrança do ICMS sobre combustíveis e estabeleceram um teto para o imposto. Os termos do acordo foram discutidos em conciliação conduzida pelo gabinete do ministro Gilmar Mendes, relator dos processos.

Caso a homologação do acordo seja referendada pelos demais ministros do Supremo, a decisão deverá ser encaminhada ao Congresso para que ajustes sejam feitos nas leis complementares 192/2022 e 194/2022.

O julgamento sobre o assunto no Supremo foi também discutido em reunião do Fórum Nacional de Governadores, que teve início na manhã desta terça (13), no Palácio do Buriti, sede do governo distrital, e também por videoconferência.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Avenida Noêmia está sendo interligada à MT-560 em Sorriso

Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 09h 10min


Sinop: botoeira em frente à UPA é instalada para auxiliar na travessia de pedestres

Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 08h 21min


Estado recebe nota A+ do Tesouro Nacional pelo 2º ano consecutivo

Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 07h 21min


Jornal Online

Edição nº1638 - 23/09/2025