Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 23 de Julho de 2026

Noticias

STF valida plano para acelerar regularização de imóveis rurais

01 de Julho de 2026 as 09h 15min

Projeto prevê agilizar a análise do CAR com sistema automatizado — Foto: Leonardo Milano/ICMBio

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o plano de Mato Grosso para acelerar a regularização ambiental de imóveis rurais. A decisão, reconhece que o estado atendeu às exigências da Corte ao apresentar medidas para agilizar a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A medida foi tomada no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, que acompanha ações de prevenção e combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

O STF também homologou o plano do Pará, determinou que a União apresente, em até 20 dias, informações técnicas sobre as bases de dados utilizadas na análise dos cadastros e deu prazo de 30 dias para que os demais estados adequem seus projetos.

Segundo Flávio Dino, Mato Grosso e Pará atenderam às diretrizes definidas pelo Supremo ao apresentarem metas, cronograma, estrutura técnica e ferramentas para execução da política de regularização ambiental.

No caso de Mato Grosso, o ministro destacou a implantação do sistema CAR Digital 2.0, que automatiza a análise dos cadastros, o envio de notificações aos produtores rurais e a integração das informações com as ações de fiscalização ambiental.

A decisão também estabelece que a União será responsável pelos cadastros que incidam sobre terras indígenas e unidades de conservação federais, enquanto os estados continuarão encarregados da análise dos demais registros pendentes.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Júlio Campos denuncia pressão antes de convenção do União

Publicado em 22 de Julho de 2026 ás 17h 22min


Saúde reforça importância da testagem rápida para hepatites virais em Sinop

Publicado em 22 de Julho de 2026 ás 16h 22min


Santa Carmem: autorizada a pavimentação de mais de 3 mil metros na Estrada Sandra

Publicado em 22 de Julho de 2026 ás 15h 16min


Jornal Online

Edição nº1846 - 23/07/2026