Noticias
Subcomissão dá andamento às denúncias contra Cattani
15 de Agosto de 2023 as 07h 19min
Parlamentar terá 5 sessões ordinárias para apresentar sua defesa – Foto: Jardel da Silva
Membros da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa se reuniram e anunciaram a criação de uma subcomissão para dar andamento às denúncias realizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT) e pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) contra o deputado Gilberto Cattani (PL). A denúncia trata de suposta quebra de decoro do parlamentar.
A subcomissão é formada pelos deputados Max Russi (PSB), relator; Elizeu Nascimento (PL) atua como revisor, e Júlio Campos (União Brasil), como membro.
A presidente da Comissão de Ética, deputada Janaina Riva (MDB), explicou que, após consulta à Procuradoria da AL, constatou que o regimento interno não permite que as instituições (OAB/MT e DPMT) apresentem denúncias formais contra os parlamentares.
“Fomos informados que o regimento não dá a eles legitimidade ao processo. Então criamos uma subcomissão que dará o andamento das denúncias, abrindo, assim, um processo investigatório de ofício. Queremos encerrar o assunto em, no máximo, 30 dias”, declarou.
De acordo com a deputada, Cattani terá um prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar sua defesa e poderá, também, ser ouvido pelos membros da comissão.
Deputado e relator da subcomissão, Max Russi (PSB) afirma que tem que se pensar com muita calma nesse julgamento e fazer as coisas corretas. O processo disciplinar por quebra de decoro pode ter três tipos de punição: cassação, suspensão ou advertência.
Ainda conforme Janaina, após Cattani apresentar sua defesa, “a comissão irá elaborar um relatório que será votado e encaminhado ao presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), que ficará responsável por apresentar em Plenário à apreciação dos parlamentares.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min
