Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 16 de Janeiro de 2025

Noticias

Subproduto do etanol é fonte proteica para ração animal

25 de Dezembro de 2024 as 05h 00min

Biorrefinaria em Nova Olímpia ganha mercado com derivados de levedura – Foto: Divulgação

A levedura, retirada do processo de fabricação do etanol e que até pouco tempo era aproveitada apenas para fertirrigação, agora é fonte de proteína. Uma agregação a mais de valor na produção do biocombustível.

A UISA, a maior usina de cana de açúcar de Mato Grosso, está localizada em Nova Olímpia, região centro-sul de Mato Grosso. Por lá, cerca de seis milhões de toneladas de cana foram colhidas nesta safra e até pouco tempo atrás, de acordo com o gerente de sustentabilidade da empresa, Caetano Henrique Grossi, o foco era apenas a produção de açúcar e etanol.

Ele explica que o termo utilizado hoje não é mais usina e sim biorrefinaria, diante da produção de bioprodutos. “A gente procura extrair ao máximo da cana de açúcar aquilo que traz retorno, tanto para a empresa como para a questão ambiental, questão de sustentabilidade. Então, visando a economia circular, a circularidade, você vê hoje que a cana não se limita apenas a produzir etanol, açúcar e energia. Nós temos biofertilizantes, temos a questão do carbono que a gente quantifica e comercializa e temos agora, mais recentemente, a levedura”.

Na fabricação do etanol são utilizadas leveduras para o processo de fermentação. Como são microorganismos que se multiplicam muito rapidamente, é preciso retirar o excesso, que é levado para uma outra fábrica, onde são transformados em cinco novos produtos.

É o segundo ano de funcionamento da nova fábrica, que tem tecnologia de ponta. Por sinal, por enquanto, é a única da América Latina com operação contínua, como destaca o supervisor de produção de levedura da UISA, Nerico Tecedor. Ele explica que a levedura é levada da refinaria por tubulações em forma de creme. Ela passa por filtros, centrífugas e secadores até virar um pó, um tipo de farelo fino.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Vietnã e China lideram compras de pluma de MT

Publicado em 16 de Janeiro de 2025 ás 07h 33min


Via Brasil BR-163: blitz de Fauna visa conscientizar sobre o atropelamento de animais

Publicado em 16 de Janeiro de 2025 ás 06h 23min


Consumidores devem evitar compras por impulso durante liquidações de janeiro

Publicado em 16 de Janeiro de 2025 ás 05h 23min


Jornal Online

Edição nº1462 16/01/2025