Noticias
SUCATA: Detran vai limpar pátio de mais 15 unidades do interior
Serão reciclados cerca de mil veículos em municípios do polo de Cáceres
07 de Fevereiro de 2020 as 07h 00min
Foto: Lidiana Cuiabano
DA REPORTAGEM
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) inicia as ações de descontaminação e reciclagem de mais de mil veículos que estão em 15 unidades da autarquia do polo de Cáceres, como Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Conquista D’Oeste, Comodoro, Glória D’Oeste, Jauru, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O objetivo é a limpeza dos pátios e a preservação da saúde pública e do meio ambiente. Segundo o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, a estimativa é reciclar até 12 mil veículos no ano de 2020, como um serviço continuado da autarquia, com a correta destinação dos materiais poluentes e mantendo os pátios limpos. Em 2019 foram reciclados 11.267 veículos em 61 municípios de Mato Grosso.
A reciclagem é realizada com os veículos inservíveis, aqueles que não estão aptos a voltar a trafegar pelas vias públicas e que estão há mais de um ano nos pátios do Detran, sem a solicitação de retirada pelo proprietário.
“Nessa situação, o Código de Trânsito Brasileiro autoriza os órgãos a fazerem a reciclagem, que é realizada por empresas especializadas”, explicou Augusto.
LIMPEZA
O processo de descontaminação e reciclagem dos veículos inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando a empresa responsável a devida destinação exigida para cada material. Após esse procedimento, é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem.
“Com essas ações, além de limparmos os pátios, colaboramos para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, eliminando prováveis criadouros de insetos”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Só no ano passado, o Governo do Estado limpou os pátios da unidade em uma força-tarefa realizada pela gestão em conjunto com o Poder Judiciário. Leilões, devolução de carros aos usuários e o prensamento de veículos foram feitos. No começo do ano, o Detran identificou 11 mil veículos inservíveis.
A ideia inicial era de eliminar 100% dos carros até o final de 2019, porém, o número de oito mil carros prensados até setembro não foi suficiente para zerar o “estoque” inservível.
Veja Mais
AL publica nomes dos deputados que vão compor a CPI da Saúde
Publicado em 05 de Março de 2026 ás 04h 01min
Projeto visa aproximar alunos da história e dos pontos turísticos
Publicado em 04 de Março de 2026 ás 17h 45min
13ª Copa Marcelinho Boiadeiro tem início com recorde de equipes participantes
Publicado em 04 de Março de 2026 ás 16h 45min