Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

Suco de laranja puro reduz a inflamação e estresse oxidativo

Ele teria potencial para ajudar, abrindo caminho para novas pesquisas sobre o assunto

08 de Novembro de 2021 as 19h 01min

Suco de laranja 100% reduz significativamente a interleucina 6 – Foto: Divulgação

Um novo estudo sugere que o suco de laranja 100% tem potencial para ajudar a combater a inflamação e o estresse oxidativo em adultos, abrindo caminho para novas pesquisas sobre o assunto.

O trabalho consiste em uma revisão de estudos publicados sobre o tema, e foi conduzido por pesquisadores do Think Healthy Group, Tufts University e George Mason University. A revisão foi publicada na revista Advances in Nutrition e recebeu apoio financeiro do Departamento de Citrus da Flórida (FDOC, na sigla em inglês).

Embora limitado em escopo, o estudo indica que beber suco de laranja 100% reduz significativamente a interleucina 6, um marcador bem estabelecido de inflamação, tanto em adultos saudáveis quanto em adultos de com alto risco de doença. Dois marcadores adicionais de estresse oxidativo e inflamatório também foram reduzidos; entretanto, os resultados não alcançaram significância estatística.

As descobertas deste estudo harmonizam-se com uma revisão financiada pelo FDOC publicada anteriormente que relatou efeitos benéficos da hesperidina, o principal composto bioativo encontrado em laranjas e suco de laranja 100%, em reduzir alguns marcadores de inflamação e estresse oxidativo. A inflamação crônica pode desempenhar um papel fundamental na causa ou no avanço de algumas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e diabetes.

“Sabemos que o suco de laranja 100% contém uma série de nutrientes, como a vitamina C, bem como compostos bioativos benéficos que têm o potencial de reduzir a inflamação e o estresse oxidativo”, disse Gail Rampersaud, nutricionista do Departamento de Citrus da Flórida. “Esta revisão nos diz que alguns estudos encontram benefícios com o suco de laranja 100%, mas precisamos de mais dados e grandes estudos bem desenhados para tirar conclusões mais definitivas. Esta análise é especialmente útil, pois planejamos pesquisas futuras relacionadas ao suco de laranja”.

A análise consistiu em três partes: uma revisão qualitativa do escopo de 21 estudos com um total de 307 adultos saudáveis e 327 adultos em risco de doença; uma revisão sistemática de um subconjunto de 16 estudos que mediram os seis biomarcadores mais relatados relacionados à inflamação e estresse oxidativo no corpo; e 10 estudos que tinham dados suficientes para realizar uma meta-análise. Os pesquisadores também examinaram a qualidade geral e o viés potencial nos estudos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024