Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Fevereiro de 2026

Noticias

Suinocultores tem incentivo prorrogado pelo Governo

12 de Maio de 2025 as 07h 34min

Incentivo garante cumulatividade de créditos para suínos destinados a abate, engorda, criação e reprodução – Foto: Divulgação

Para manter a competitividade dos suinocultores de Mato Grosso, o Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat), atendeu a solicitação da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e prorrogou até abril de 2026,  o incentivo fiscal concedido a produtores de suínos nas operações interestaduais.

Com a manutenção do incentivo ao invés de pagar 12% de ICMS nessas operações, o setor pagará 3% em animais enviados para fora de Mato Grosso. O incentivo, que integra o Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), garante cumulatividade de créditos para suínos destinados a abate, engorda, criação e reprodução. 

De acordo com o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho, a medida é essencial para manter a competitividade dos produtores de frente a outros estados, principalmente após quatro anos de prejuízos enfrentados pela suinocultura nacional, que resultaram na redução de cerca de 20 mil matrizes em Mato Grosso.

“A produção local ainda está em recuperação da enorme crise enfrentada nos últimos anos, e por ser uma atividade com bastante oscilação no mercado, o setor necessita de medidas como essa, que pode significar margem de lucro ou prejuízo para o suinocultor”, explicou Tannure.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Condeprodemat, César Miranda, ressaltou que a decisão reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso com a industrialização e a modernização da política fiscal. 

“Estamos construindo um ambiente mais competitivo e justo. Esses incentivos são ferramentas inteligentes que impulsionam setores produtivos e valorizam a produção local”, diz.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Dilmar pede retirada de assinaturas e aponta possíveis irregularidades

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 09h 12min


Assembleia aprova CPIs contra facções e demarcações de terras

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 08h 10min


Águas de Sinop orienta população sobre como evitar entupimentos

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 07h 12min


Jornal Online

Edição nº1736 - 12/02/2026