Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 04 de Março de 2025

Noticias

Suplente de Abílio, Rodrigo da Zaeli assume cadeira na Câmara dos Deputados

29 de Outubro de 2024 as 09h 24min

Rodrigo da Zaeli (à dir.) assume cadeira de Abílio Brunini (à esq.) — Foto: Reprodução

Após Abilio Brunini (PL) vencer, no último domingo (27), as eleições para prefeito em Cuiabá com 171.324 votos, que equivale a 53,80% dos votos válidos, quem deve assumir a vaga deixada na Câmara dos Deputados em 2025 é o empresário e ex-vereador de Rondonópolis, Rodrigo da Zaeli (PL).

Abilio havia sido escolhido em 2022 para o cargo de deputado federal com 87.072 votos, ficando em segundo lugar entre os quatro mais votados. Agora, com a ida para o Executivo de Cuiabá, o primeiro suplente, no caso Rodrigo da Zaeli, assume a vaga na Câmara a partir de janeiro de 2025 e terminará o mandato.

Natural do Paraná, Rodrigo Lugli tem 48 anos, é empresário, tentou o cargo em 2022 e não foi eleito. Ficou conhecido como Rodrigo da Zaeli, após viajar para vender mercadorias por diversos municípios. Em maio, a deputada federal Amália Barros (PL) morreu aos 39 anos por conta de um nódulo no pâncreas e o primeiro suplente, Nelson Barbudo, assumiu o cargo.

O QUE FAZ UM DEPUTADO?

São eles os responsáveis por criar leis, sugerir alterações nas regras que já existem ou, então, propor o fim de determinadas leis. As propostas passam por votações em plenário (com participação de todos os parlamentares) e em comissões (grupos de deputados que tratam de temas específicos).

As propostas analisadas podem ser dos próprios deputados federais e também pelo poder Executivo, no caso, o Presidente da República e os ministros do governo federal. Os deputados, juntamente dos senadores (outra esfera do Poder Legislativo nacional), votam medidas provisórias editadas pelo governo federal.

Também é função dos deputados federais a fiscalização das medidas tomadas pelo presidente e seu governo, como discutir e votar o orçamento da União a cada ano e verificar se valores destinados para áreas específicas foram, ou não, aplicados como se deve.

Na votação da proposta orçamentária de cada ano, os deputados federais têm direito a emendas, que são verbas específicas para realização de obras específicas em seus estados e municípios.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mais de 800 kg de agrotóxicos contrabandeados são apreendidos em Sorriso

Publicado em 03 de Março de 2025 ás 07h 06min


Plataforma leva pesquisas de campo a um novo patamar tecnológico

Publicado em 03 de Março de 2025 ás 05h 01min


Agricultores pedem apoio do governo para asfaltar MT-240 em Nobres

Publicado em 02 de Março de 2025 ás 09h 08min


Jornal Online

Edição nº1494 01/03/2025