Noticias
Técnicas que ajudam a produzir forragem com maior valor nutritivo
02 de Março de 2023 as 10h 36min

As pastagens são a base de alimentação da pecuária no Brasil, além de ser o alimento de menor custo para o pecuarista, quando comparado a outras estratégias de suplementação.
Apesar do grande avanço de novas tecnologias e da redução das áreas degradadas no Brasil, os índices zootécnicos ainda estão abaixo do potencial.
O país possui áreas com condições climáticas favoráveis e estratégias para tornar as pastagens ainda mais produtivas, rentáveis e sustentáveis, mas o manejo intensivo precisa ser bem feito.
A doutora em zootecnia e técnica de Sementes e Sustentabilidade da Soesp - Sementes Oeste Paulista, Marina Lima, explica que junto à intensificação de um sistema de produção a pasto há um conjunto de técnicas que visam obter maior produção de forragem com melhor valor nutritivo.
É o que irá permitir o aumento da taxa de lotação e consequentemente maior produção por hectare, seja de carne ou leite, tornando a atividade mais rentável ao pecuarista.
“Intensificar não envolve, necessariamente, maior investimento inicial. Um pecuarista pode fazer aos poucos, com ajuste da oferta de forragem, ou mesmo com a escolha de forrageiras mais produtivas e mudando a forma de manejar o pasto”, destaca a especialista.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Guimarães alerta para prejuízo bilionário com cobrança
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 18h 49min
SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde para debater prevenção ao suicídio
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 18h 17min
Governo quer reduzir fila do INSS para até 45 dias
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 17h 49min