Noticias
‘Tarifa inviabiliza qualquer concorrência’, diz Acrimat
13 de Julho de 2025 as 09h 32min
Acrimat pede que a diplomacia atue sem viés político e que o bom senso prevaleça – Foto: Divulgação
Os Estados Unidos é o segundo maior consumidor de carne bovina de Mato Grosso. Somente no primeiro semestre o país americano adquiriu 26,5 mil toneladas por equivalente carcaça (TEC), ficando atrás somente da China com 182,7 mil TEC. Na avaliação da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a imposição de uma tarifa de 50% ao Brasil “inviabiliza qualquer concorrência”.
O presidente da entidade Oswaldo Pereira Ribeiro Junior afirma ser uma surpresa ver os Estados Unidos como o segundo maior consumidor da carne bovina do estado em 2025.
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que em 2024 Mato Grosso enviou para o mercado externo 759,30 mil TEC. Na ocasião os Estados Unidos foi o terceiro maior importador com pouco mais de 39 mil TEC. No primeiro semestre de 2025 as exportações de carne bovina para o exterior somaram 368,8 mil TEC.
Conforme a Acrimat, a nova taxação dos Estados Unidos colocaria o preço da tonelada da carne bovina mato-grossense em cerca de US$ 8,6 mil, o que inviabilizaria a comercialização para aquele país.
“Essa carne que seria mandada para os Estados Unidos vai impactar no nosso mercado. Vai refletir em baixa no preço da arroba. Impacta a cadeia como um todo. Os frigoríficos estão preocupados e o produtor, como sempre a bomba estoura no lado mais fraco, vai sofrer esse impacto com maior força”, frisa o presidente.
De acordo com Ribeiro Jr., a expectativa é que essa medida anunciada pelo presidente Donald Trump não entre em vigor e que “a diplomacia brasileira atue sem viés político e que se sente à mesa para negociar”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
CDL Sinop repudia fim da escala 6x1 e alerta para impactos no comércio
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 06h 25min
Estado autoriza duplicação da MT-240 no Médio Norte
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min
