Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 04 de Julho de 2025

Noticias

Taxação de super-ricos tiraria 2 bilhões de pessoas da pobreza

18 de Janeiro de 2023 as 07h 02min

Estudo da Oxfam foi apresentado no Fórum Econômico Mundial – Foto: Agência Brasil

O dado consta no relatório anual da organização não governamental Oxfam sobre desigualdade, tradicionalmente lançado por ocasião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Esta edição propõe aumento na taxação de super-ricos como forma de arrecadar recursos que seriam suficientes para tirar 2 bilhões de pessoas da pobreza.

“Neste ano, especificamente, um dos destaques deste relatório é a gente ter pela primeira vez em 25 anos, ao mesmo tempo, um grande aumento da extrema riqueza e da extrema pobreza”, aponta Jefferson Nascimento, Coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil. A organização defende, portanto, “um amplo e sistêmico aumento na tributação dos super-ricos para recuperar parte dos ganhos obtidos por meio de lucros excessivos durante a crise iniciada em 2020, por conta da pandemia”.

A proposta é de um imposto anual de até 5% sobre a riqueza dos super-ricos. Segundo a Oxfam, esse percentual poderia arrecadar US$ 1,7 trilhão por ano. Entre as medidas possíveis de serem implementadas com esses recursos seriam: financiar apelos humanitários, desenvolvimento de um plano para acabar com a fome no planeta em 10 anos; apoiar países mais pobres que são devastados por eventos climáticos; e garantir saúde pública global e proteção social.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Novo sistema permite aplicação localizada de inoculantes

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 13h 32min


Rede estadual de ensino alcança 101 escolas cívico-militares

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 12h 33min


Abel tem papo com grupo e conta com Paulinho de olho no Chelsea

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 11h 32min


Jornal Online

Edição nº1581 - 04/07/2025