Noticias
Taxa de juros elevada segura consumidores em inadimplência
07 de Novembro de 2024 as 08h 50min
Pagamento de 29,3% de dívidas tinha atraso de mais de 1 mês em outubro – Foto: Divulgação
A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que a taxa de juros elevada no país está encarecendo as dívidas e segurando as famílias em situação de inadimplência.
O levantamento mostra que, em outubro, 29,3% dos consumidores estavam com dívidas em atraso de 30 dias ou mais, ante 29,0% em setembro. Em outubro de 2023 eram 29,7% os consumidores com dívidas em atraso de mais de um mês.
Já o percentual de famílias com dívidas em atraso por mais de 90 dias atingiu 50,4% do total de endividados em outubro deste ano, o maior desde fevereiro de 2018, mostrando que os atrasos estão permanecendo por mais tempo. “Isso porque o aumento das taxas de juros leva a um encarecimento das dívidas”, diz a pesquisa.
Segundo o levantamento, a alta de juros está fazendo com que as famílias precisem de prazos mais longos para quitá-las. “O percentual de comprometimento da renda mais desafiador ajuda a explicar o aumento do percentual de famílias que não terão condições de pagar as contas atrasadas, mostrando que os prazos mais longos das dívidas e o menor endividamento não estão sendo suficientes para compensar a alta do nível de juros”, diz a pesquisa.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Sinfra passa a utilizar videomonitoramento para fiscalização de trânsito
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 10h 40min
Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 09h 39min
Guarda Civil de Sinop reforça orientações durante o Carnaval
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 08h 39min
