Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Dezembro de 2025

Noticias

TCE-MT apura suspeita de fraude em verba de Fávaro

14 de Novembro de 2025 as 12h 45min

Fiscalização atende determinação do STF – Foto: Assessoria

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) abriu uma tomada de contas especial para investigar possíveis irregularidades em obras de pavimentação e recuperação de vias urbanas no município de Jangada. Os serviços foram financiados com R$ 29 milhões de uma emenda PIX destinada pelo senador licenciado e atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).

A apuração segue determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e busca esclarecer indícios de superfaturamento, baixa qualidade das obras e pagamentos realizados sem empenho. Técnicos do TCE identificaram medições de serviços superiores ao que foi executado e falhas estruturais graves.

Entre os exemplos citados, há vias que deveriam ter oito metros de largura, mas foram entregues com apenas 5,4 metros, além de trechos com camadas de base e sub-base reduzidas de 40 centímetros para até 13. O relatório preliminar aponta, ainda, possíveis danos ao erário e ausência de fiscalização adequada.

Com base nesses indícios, o TCE instaurou processo formal para identificar os responsáveis e buscar o ressarcimento dos valores. A medida integra o esforço nacional de controle sobre o uso de emendas parlamentares, determinado pelo Supremo diante da falta de transparência na destinação dos recursos.

Somente em Mato Grosso, há 75 emendas sob análise, somando R$ 209 milhões. As investigações ocorrem no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854, relatada por Dino, que reafirmou a competência dos tribunais de contas para fiscalizar esses repasses.

O ministro também determinou que, a partir de 2026, a liberação de emendas dependerá da comprovação de critérios de transparência e rastreabilidade. Paralelamente, o TCE-MT aprovou uma resolução normativa que define novas regras para o acompanhamento da execução das emendas estaduais e municipais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e gratuita

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 15h 08min


Lucas do Rio Verde avança no projeto de universalização do saneamento básico

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 14h 07min


Medidas protetivas garantem proteção a mais de 17 mil mulheres no estado

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 13h 07min


Jornal Online

Edição nº1696 - 16/12/2025