Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Setembro de 2025

Noticias

TCE-MT garante apoio técnico para continuidade aos serviços públicos em Boa Esperança do Norte

19 de Agosto de 2025 as 05h 12min

Reunião envolveu também o prefeito de Sorriso – Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, garantiu apoio técnico para assegurar a continuidade dos serviços públicos e a gestão adequada dos recursos no processo de implantação de Boa Esperança do Norte, município criado a partir do desmembramento de áreas de Sorriso e Nova Ubiratã.

Em reunião com os prefeitos Calebe Francio, de Boa Esperança do Norte, e Alei Fernandes, de Sorriso,  foram discutidas medidas para dar segurança jurídica à transição administrativa, incluindo repasses do Fundeb, regularização do quadro de servidores e integração de serviços essenciais.

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, o papel do TCE-MT É orientar os gestores, para que cada decisão seja tomada com base na legalidade e na eficiência. 

O prefeito Calebe Francio ressaltou a singularidade do município, criado após mais de duas décadas sem a formação de novas cidades no país. “Agradeço a oportunidade do nosso presidente, Sergio Ricardo,  estreitando essa relação desse caso nosso que é excepcional no Brasil. A gente precisa do apoio, o presidente se colocou à disposição e nos auxiliado, o TCE tem nos auxiliado nessa implantação política administrativa do município para transformar isso aí num case, o resto do Brasil mais cedo ou mais tarde, o Brasil vai enfrentar essa discussão de novos municípios. E a gente pode ser um caso, espero que seja um caso de sucesso”, disse. 

O prefeito Caleb destacou ainda a importância da cooperação com Sorriso e Novo Biratã e o suporte jurídico do Tribunal de Contas. “A importância é ter esse respaldo para tomar as atitudes certas, aplicar os recursos e, acima de tudo, que a nossa população não seja lesada, que o serviço chegue na volta, saúde, educação, que eu ressaltei para o nosso presidente. Com a ajuda de Sorriso, nós conseguimos começar o município dia 1º de janeiro e mesmo começando o município não tivemos prejuízo para a população, que é o que mais interessa”, avaliou.

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, reforçou que a orientação do TCE-MT será decisiva. “Essa consulta nossa, ela é no sentido de orientação. Nós temos aí o Fundeb, que a gente precisa fazer os repassos para o município, que precisa repassar direto para o município de Boa Esperança, a gente ainda não tem o caminho.  Nós temos aí a questão dos funcionários públicos, que hoje ainda são do município Sorriso, precisam ser do município de Boa Esperança a partir do ano que vem. E tantas outras pautas nesse sentido de saber que caminho trilhar para que o ano que vem ele possa ter vida própria e que a gente esteja também seguro daquilo que a gente está fazendo em conjunto”, apontou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025