Noticias
TCE-MT garante apoio técnico para continuidade aos serviços públicos em Boa Esperança do Norte
19 de Agosto de 2025 as 05h 12min

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, garantiu apoio técnico para assegurar a continuidade dos serviços públicos e a gestão adequada dos recursos no processo de implantação de Boa Esperança do Norte, município criado a partir do desmembramento de áreas de Sorriso e Nova Ubiratã.
Em reunião com os prefeitos Calebe Francio, de Boa Esperança do Norte, e Alei Fernandes, de Sorriso, foram discutidas medidas para dar segurança jurídica à transição administrativa, incluindo repasses do Fundeb, regularização do quadro de servidores e integração de serviços essenciais.
De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, o papel do TCE-MT É orientar os gestores, para que cada decisão seja tomada com base na legalidade e na eficiência.
O prefeito Calebe Francio ressaltou a singularidade do município, criado após mais de duas décadas sem a formação de novas cidades no país. “Agradeço a oportunidade do nosso presidente, Sergio Ricardo, estreitando essa relação desse caso nosso que é excepcional no Brasil. A gente precisa do apoio, o presidente se colocou à disposição e nos auxiliado, o TCE tem nos auxiliado nessa implantação política administrativa do município para transformar isso aí num case, o resto do Brasil mais cedo ou mais tarde, o Brasil vai enfrentar essa discussão de novos municípios. E a gente pode ser um caso, espero que seja um caso de sucesso”, disse.
O prefeito Caleb destacou ainda a importância da cooperação com Sorriso e Novo Biratã e o suporte jurídico do Tribunal de Contas. “A importância é ter esse respaldo para tomar as atitudes certas, aplicar os recursos e, acima de tudo, que a nossa população não seja lesada, que o serviço chegue na volta, saúde, educação, que eu ressaltei para o nosso presidente. Com a ajuda de Sorriso, nós conseguimos começar o município dia 1º de janeiro e mesmo começando o município não tivemos prejuízo para a população, que é o que mais interessa”, avaliou.
O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, reforçou que a orientação do TCE-MT será decisiva. “Essa consulta nossa, ela é no sentido de orientação. Nós temos aí o Fundeb, que a gente precisa fazer os repassos para o município, que precisa repassar direto para o município de Boa Esperança, a gente ainda não tem o caminho. Nós temos aí a questão dos funcionários públicos, que hoje ainda são do município Sorriso, precisam ser do município de Boa Esperança a partir do ano que vem. E tantas outras pautas nesse sentido de saber que caminho trilhar para que o ano que vem ele possa ter vida própria e que a gente esteja também seguro daquilo que a gente está fazendo em conjunto”, apontou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min
Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min
Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min