Noticias
TCE alerta municípios sobre prazo para recuperar ISSQN
09 de Outubro de 2026 as 09h 38min
Valores recuperados podem influenciar repasses futuros do IBS - Foto: Assessoria
A corrida por receitas que ainda podem ser incorporadas aos cofres municipais ganhou um prazo decisivo em Mato Grosso.
O Tribunal de Contas do Estado orienta as prefeituras a intensificarem, ainda em 2026, a identificação, cobrança e recuperação de créditos de ISSQN. O motivo é a transição para o novo sistema tributário, que poderá transformar a arrecadação deste ano em referência para a distribuição futura do IBS.
A recomendação foi formulada pela Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Valter Albano, a partir de uma demanda apresentada pela Prefeitura de Sorriso. A proposta é transformar valores não recolhidos, omitidos ou subdeclarados em receita efetiva antes do encerramento do período considerado no cálculo.
Entre as medidas sugeridas está a autorregularização, mecanismo que permite ao contribuinte reconhecer pendências e regularizar espontaneamente a situação fiscal. Para o Tribunal, a ferramenta pode acelerar a recuperação de valores sem depender exclusivamente da abertura de processos de cobrança.
A urgência decorre das regras da transição tributária. Pela Lei Complementar 227 de 2026, a arrecadação de ISSQN registrada entre 2019 e 2026 será considerada no cálculo da receita média de referência dos municípios. Na prática, quanto maior a capacidade de recuperar créditos dentro deste ano, maior poderá ser a base utilizada na futura repartição do IBS.
Para as prefeituras, portanto, 2026 não representa apenas mais um exercício de arrecadação. É o último ano do período considerado para a formação da referência que ajudará a definir a repartição futura do IBS e cada crédito recuperado pode ter efeito que ultrapassa o caixa deste ano.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica em Lucas
Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 10h 50min
Sinop agora conta com um Museu do Movimento Cristão Contemporâneo
Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 09h 15min
FGTS mantém orçamento de R$ 144,5 bilhões para habitação
Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 08h 47min
