Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 01 de Julho de 2025

Noticias

TCE determina implantação imediata de UTIs pediátricas no HR Sinop

13 de Julho de 2023 as 15h 08min

UTI pediátrica deve ser instalada em hospital de MT — Foto: Robson da Silveira

O Tribunal de Contas do estado (TCE-MT) determinou a implantação imediata de leitos de tratamento intensivo infantil no Hospital Regional de Sinop, ao norte do estado.

A decisão ocorre depois da morte de três crianças por falta de UTI pediátrica.

A determinação foi feita por meio de medida cautelar do conselheiro Antônio Joaquim, para que seja retomado o mais rápido possível o processo licitatório para instalação de 30 leitos pediátricos no hospital, sendo 10 leitos de UTI.

Em março, o contrato com a empresa que abriria esses leitos na unidade foi rescindido. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT), a empresa não teria cumprido com os requisitos contratuais.

Já a empresa disse que apresentou todos os documentos previstos no edital e no contrato dentro do prazo estipulado, mas que não foram aceitos por excesso de formalismo.

Na decisão, o conselheiro Joaquim concluiu que houve a violação do contraditório e a ampla defesa, pois o prazo concedido não foi adequado e que não foi oportunizado os prazos previstos no contrato e no edital para a apresentação dos documentos. O conselheiro ainda viu a urgência na implantação das UTIs após a morte de duas crianças em março e de uma terceira, no último domingo.

Em março, outras duas crianças também morreram por falta de UTI pediátrica. Uma menina de 2 anos morreu no dia 18. Ela estava em estado grave e aguardava por uma vaga, mas depois de esperar por uma hora até encontrarem um leito disponível, acabou não resistindo.

Outra criança, Manuella Tecchio, de 3 anos, morreu no dia 8 de março após receber atendimento em uma UPA, em Sinop. Ela foi liberada para casa depois de passar por alguns exames, segundo a família, mas houve uma piora no quadro de saúde e ela retornou para a UPA, mas não resistiu. A criança apresentava sintomas gripais, como tosse.

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min


Empresária e artesã de Sinop profissionalizou hobby

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 06h 11min


Chuva quebra histórico climático de 40 anos em Sinop, aponta cientista da SpectraX

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 05h 10min


Jornal Online

Edição nº1574 - 01/07/2025