Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

TCE propõe teto de 35% e novas regras para consignado em MT

10 de Junho de 2025 as 10h 39min

Medida busca conter abusos e criar mecanismos de controle e fiscalização - Foto: Assessoria

Em meio a denúncias de irregularidades nos empréstimos consignados de servidores públicos, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, apresentou uma proposta legislativa para limitar os descontos em folha a 35% da remuneração líquida. O projeto, enviado pelo Executivo, também endurece regras para o credenciamento de instituições financeiras.

O texto prevê três pilares principais: limitação das consignações facultativas, proibição de cobranças por parte do Estado para operacionalização dos descontos e exigência de novos critérios para que bancos atuem no setor. A iniciativa surge após uma onda de denúncias envolvendo fraudes, descontos abusivos e má-fé contratual.

Sérgio Ricardo declarou que a medida visa “estancar a sangria” nas finanças dos servidores. “Não se deve mais descontar além dos 35%. Queremos acabar com o caos na vida do servidor e analisar cada caso com cautela”, afirmou. Segundo ele, a realidade de funcionários recebendo apenas R$ 30 no fim do mês não pode mais se repetir.

O projeto ainda prevê a criação de uma Ouvidoria Interinstitucional de Consignações, vinculada à Controladoria Geral do Estado (CGE), que atuará na apuração de denúncias com base na Lei Anticorrupção. O novo órgão será composto por representantes de todos os poderes e órgãos autônomos.

O escândalo envolvendo a empresa Capital Consig foi o estopim para as ações. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) recebeu as primeiras denúncias em agosto de 2024. Servidores relataram irregularidades na contratação de cartões de crédito vinculados à folha de pagamento.

Como nova medida de controle, a Seplag também notificou a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) para que forneça um cronograma detalhado das amortizações, com o objetivo de ampliar a transparência para os servidores.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Ministério da Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 11h 45min


Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min


Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025