Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

TCU identifica erro em edital e anula concessão de parque

07 de Julho de 2023 as 10h 10min

TCU anula concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães — Foto: Zig Koch/Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou algumas irregularidades na concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. O TCU acolheu, de forma unânime, um pedido do governo de Mato Grosso e determinou o cancelamento da concessão, dando 15 dias para a publicação de um novo edital.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que, assim que for notificado oficialmente, irá adotar as providências necessárias com base nas recomendações do TCU.

O Governo do Estado questionou as irregularidades no processo de concessão que desclassificou a MT Par da concorrência para gerenciar o parque. A decisão de reabertura do edital permite que o estado participe novamente da concorrência.

O ministro do TCU, Vital do Rêgo, verificou o edital e confirmou que realmente continha irregularidades, em especial no que se refere às garantias exigidas.

Em dezembro, a Parques Fundos de Investimento em Participações e Infraestrutura, representada pela Fram Capital, venceu o leilão de concessão dos serviços turísticos do Parque. A outorga fixa ofertada foi de R$ 1.009.132,27. A MT Par, autarquia do governo estadual, também concorreu ao certame, mas foi desclassificada na época.

O governo já havia feito várias tentativas ao governo federal para assumir a gestão do parque nos últimos três anos. Entretanto, a gestão anterior não acatou o pedido. Ao contrário, o Governo Federal decidiu pela concessão do parque. Agora, o governo de Mato Grosso aproveita o apoio da classe política do governo Lula para refazer o pedido.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min


Erro na mistura de insumos pode afetar inoculação e reduzir produtividade da soja

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 10h 39min


CDL Sinop participa do lançamento da Mostra Iluminare 2026

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 08h 33min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025