Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 19 de Julho de 2025

Noticias

Tecnologia ganha espaço no campo e renova gerações

19 de Junho de 2025 as 16h 24min

Nova realidade do campo auxilia produtores a economizarem até 30% do consumo de água na propriedade – Foto: Divulgação

A tecnologia tem sido uma grande aliada dos produtores rurais de Mato Grosso diante de janelas de plantio a cada dia mais curtas e uma colheita que precisa ser rápida. Ganho de tempo, produtividade e redução de custos são alguns dos benefícios trazidos por ela para o campo e, principalmente, uma grande aliada para a permanência dos jovens no campo, segundo o setor produtivo e especialistas.

Conforme o agricultor Gabriel Berwanger ao Patrulheiro Agro desta semana, com uma janela curta de plantio é preciso ser rápido e eficaz. Na colheita, a mesma situação, principalmente, para aproveitar os espaços de produção.

“A tecnologia trouxe dinâmica nas atividades dentro de uma propriedade. As novas gerações são mais adaptadas e vieram para agregar no negócio, ajudar na parte técnica, financeira e melhorar o que já era bom.  O  mais prazeroso também é você perpetuar aquilo que lá atrás, em meados dos anos 70, o teu avô, o patriarca veio e fundou. Então a gente tem a possibilidade de dar essa continuidade que o avô deixou, que o pai deixou para as futuras gerações”, diz.

Para Rogério Berwanger, que também é agricultor, a tecnologia facilita a vida do produtor e “Isso ajuda o jovem a gostar do agronegócio. É uma geração bem atenta e eu aprendo muito com eles”. Ele explica que não domina a tecnologia nos equipamentos, mas os jovens, já entram nos maquinários com GPS e lidam bem com as inovações.

O agricultor possui uma área de pastagem de 500 hectares e cultiva 1.700 hectares entre soja e milho com os filhos em Jaciara. “Eu sou a sucessão do meu pai e hoje estou com 57 anos. Ele veio para o Mato Grosso, desbravou o estado na época do arroz, eu tinha nove anos. Meu pai foi meu herói, vim trabalhar com ele e estou no agro até hoje. Tenho quatro filhos. Um já está formado, é engenheiro agrônomo e dois de 16 anos estão estudando e já participam da sucessão. É gratificante porque precisa da sucessão, precisa dar sequência, da outra geração. A fazenda está bem encaminhada é só tocar para frente e ampliar”, ressalta Rogério.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Municípios se preparam para atrair grandes investimentos

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 15h 20min


Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min


Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min


Jornal Online

Edição nº1592- 19/07/2025