Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 21 de Agosto de 2025

Noticias

Tecnologia, sustentabilidade e a eficiência impulsionam agricultura

21 de Agosto de 2025 as 16h 25min

Especialista destaca as principais inovações que vão impulsionar a produtividade agrícola – Foto: Divulgação

Com o avanço constante da tecnologia no campo, o plantio das safras 2025/26 promete ser marcado por maior eficiência, sustentabilidade e uso estratégico de dados. Para Leonardo Casali, especialista em Crop Care da Valtra, referência global em tecnologia agrícola, as novas tecnologias devem continuar transformando a forma como o agricultor conduz sua operação, com foco na redução de custos, melhora da qualidade e aumento da produtividade.

“A inovação tecnológica no campo sempre gira em torno de três pilares: redução de custos, qualidade do trabalho e aumento da eficiência”, explica Casali. Nesse sentido, o plantio direto na palha é um dos marcos da evolução agrícola, com impacto positivo na saúde do solo, na retenção de umidade, na captura de carbono e no desenvolvimento das plantas.

Além disso, Casali ressalta que a eficiência operacional tem avançado com soluções simples, como máquinas que dispensam a necessidade de lubrificação diária. “Com menos tempo dedicado à manutenção, o agricultor ganha horas produtivas no campo, otimizando o rendimento das operações”.

Outro destaque para este ano é a consolidação da agricultura de precisão, que ganha força com o uso de automação e inteligência artificial. “Hoje conseguimos tratar áreas de forma diferenciada dentro de um mesmo talhão, usando taxas variáveis de sementes e fertilizantes para explorar ao máximo o potencial de cada solo”, afirma.

Sensores e ferramentas de análise de dados também se tornaram essenciais para a tomada de decisão em tempo real, especialmente durante o plantio. “A precisão de informações como espaçamento entre sementes, vibração da linha e qualidade da deposição de sementes faz toda a diferença na produtividade final”, destaca o especialista, lembrando que tecnologias como os monitores 20|20 e transmissões CVT da Valtra permitem ajustes finos que potencializam os resultados do combo.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Festeja Sinop será realizado sem alteração no Rio Teles Pires

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 17h 27min


Margareth Buzetti retorna ao PP

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 17h 25min


Sinop apresenta seis propostas na Conferência Estadual das Cidades

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 15h 01min


Jornal Online

Edição nº1616 - 22/08/2025