Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 10 de Fevereiro de 2026

Noticias

Tecnologia, sustentabilidade e a eficiência impulsionam agricultura

21 de Agosto de 2025 as 16h 25min

Especialista destaca as principais inovações que vão impulsionar a produtividade agrícola – Foto: Divulgação

Com o avanço constante da tecnologia no campo, o plantio das safras 2025/26 promete ser marcado por maior eficiência, sustentabilidade e uso estratégico de dados. Para Leonardo Casali, especialista em Crop Care da Valtra, referência global em tecnologia agrícola, as novas tecnologias devem continuar transformando a forma como o agricultor conduz sua operação, com foco na redução de custos, melhora da qualidade e aumento da produtividade.

“A inovação tecnológica no campo sempre gira em torno de três pilares: redução de custos, qualidade do trabalho e aumento da eficiência”, explica Casali. Nesse sentido, o plantio direto na palha é um dos marcos da evolução agrícola, com impacto positivo na saúde do solo, na retenção de umidade, na captura de carbono e no desenvolvimento das plantas.

Além disso, Casali ressalta que a eficiência operacional tem avançado com soluções simples, como máquinas que dispensam a necessidade de lubrificação diária. “Com menos tempo dedicado à manutenção, o agricultor ganha horas produtivas no campo, otimizando o rendimento das operações”.

Outro destaque para este ano é a consolidação da agricultura de precisão, que ganha força com o uso de automação e inteligência artificial. “Hoje conseguimos tratar áreas de forma diferenciada dentro de um mesmo talhão, usando taxas variáveis de sementes e fertilizantes para explorar ao máximo o potencial de cada solo”, afirma.

Sensores e ferramentas de análise de dados também se tornaram essenciais para a tomada de decisão em tempo real, especialmente durante o plantio. “A precisão de informações como espaçamento entre sementes, vibração da linha e qualidade da deposição de sementes faz toda a diferença na produtividade final”, destaca o especialista, lembrando que tecnologias como os monitores 20|20 e transmissões CVT da Valtra permitem ajustes finos que potencializam os resultados do combo.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Termo é firmado e destina mais de R$ 3,5 milhões para escolas municipais de Sorriso

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 15h 13min


Jornal Online

Edição nº1734 - 11/02/2026