Noticias
Temperaturas baixas podem elevar em até 30% o risco de AVC
25 de Maio de 2025 as 07h 36min

Não é uma realidade de Mato Grosso, mas serve para quem vai viajar. O Brasil tem vivido uma queda nas temperaturas nos últimos dias, e com ela vem um alerta importante. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, o frio pode elevar em até 30% os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso porque as temperaturas mais baixas tendem a aumentar a pressão arterial, um dos principais fatores de risco para o surgimento da doença.
O neurocirurgião Victor Hugo Espindola, especialista em doenças cerebrovasculares, explica que o corpo humano busca manter uma temperatura interna constante de 36ºC. Em temperaturas mais frias, as terminações nervosas da pele ativam a produção de catecolamina, uma substância que acelera o metabolismo para preservar o calor do corpo. Isso leva à contração dos vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial e exige mais esforço do coração para bombear o sangue.
“A prevenção para esse tipo de problema não se dá de forma imediata durante as estações mais frias. É preciso manter hábitos saudáveis ao longo da vida como, praticar atividades físicas, ir regularmente ao médico e evitar o tabagismo e o sedentarismo, que são fatores que aumentam a predisposição para ocorrência de um AVC”, afirma o especialista. E como identificar um AVC, baseado na sigla SAMU?
Sorria: peça para a pessoa sorrir. Se um dos lados da face estiver torto ou paralisado, pode ser um AVC; abrace: peça para levantar os dois braços. Se um deles cair ou não responder, é um sinal de alerta; música: peça para a pessoa repetir uma frase de música. Se houver dificuldade ou a fala estiver embolada, é mais um indicativo; urgente: caso um ou mais desses sinais estejam presentes, ligue imediatamente para o 192. Cada segundo conta, pois tempo é cérebro.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Governo apura fraude em consignados de servidores
Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 11h 39min
Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco
Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 09h 37min
Audiência discutirá renovação da concessão da Energisa
Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 05h 34min