Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 26 de Novembro de 2025

Noticias

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até março

29 de Novembro de 2022 as 09h 52min

Sem a resolução, percentual subiria para 14% em 1º de janeiro – Foto: Divulgação

De 1º de janeiro a 31 de março de 2023, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última semana.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança ao processo de transição no CNPE e protege os interesses do consumidor em relação ao preço, à qualidade e à oferta dos combustíveis. Caso a medida não fosse tomada, o percentual subiria para 14% em 1º de janeiro.

A Lei 13.033, de 2014, estabelece o percentual mínimo de 10% de adição e autoriza a elevação do teor da mistura obrigatória até o percentual de 15%. Em 2018, a CNPE estabeleceu um cronograma que previa o reajuste gradual do percentual mínimo até chegar a 15% em 1º de março do próximo ano.

Em 2021, o CNPE decidiu manter a mistura em 10% durante todo este ano. As justificativas foram o impacto da pandemia de covid-19 no mercado de combustíveis, a alta no preço da soja no mercado internacional e a desvalorização cambial.

A mistura compulsória de biodiesel no diesel faz parte do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Entre os objetivos dessa política estão o estímulo ao desenvolvimento regional, à inclusão social e à redução de emissão de gases causadores do efeito estufa.

A manutenção da mistura do biodiesel em 10% foi o único trecho da resolução do CNPE aprovado por Bolsonaro. Em relação às demais medidas propostas, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que elas foram rejeitadas porque trazem impactos de médio e de longo prazo e há tempo suficiente para serem estudadas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min


Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min


Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min


Jornal Online

Edição nº1682 - 26/11/2025