Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 03 de Julho de 2026

Noticias

TESTES DE CORONAVÍRUS: Governo publica portaria que habilita laboratórios

Objetivo é ampliar número de unidades credenciadas para o diagnóstico

26 de Março de 2020 as 08h 00min

Foto: Tchélo Figueiredo

DA REPORTAGEM

 

Os laboratórios públicos, privados, de ensino e pesquisa que tiverem interessados em receber a habilitação oficial para realizar o exame de coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso já podem solicitar o pedido de credenciamento.

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial a portaria n°099/2020GBSES, com todas as regras do processo. De acordo com documento, antes de realizar o pedido de inscrição para o credenciamento é necessário que os laboratórios sigam alguns requisitos para participar do processo.

I- Possuir registro no CNES e informar o número do respectivo registro;

II - Apresentar cópia do Alvará da Vigilância Sanitária (exceto laboratório público de ensino e pesquisa);

III - Comprovar a existência, no laboratório, de técnico com experiência em biologia molecular na realização de RT-PCR em tempo real;

IV - Possuir laboratório de contenção NB-2 para manipulação das amostras e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados a esse nível de contenção;

V - Firmar o Termo de Cooperação Técnica Laboratorial, Anexo Único desta Portaria.

Os laboratórios que atendem aos cincos requisitos listados acima, devem encaminhar os documentos digitalizado (em alta resolução) para o e-mail: dirlacen@ses.mt.gov.br. Os estabelecimentos receberão uma visita técnica para vistoria do local.

Todo o processo será conduzido por uma equipe de profissionais do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) que analisará as propostas apresentada por cada um dos interessados.

Veja Mais

Em nova expansão, coleta seletiva chega a 88% em Sorriso

Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 18h 44min


Meta cometeu crime relacionado a prompts sobre suicídio e drogas, diz site

Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 17h 43min


Governador inaugura escolas e delegacias em três cidades

Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 16h 38min


Jornal Online

Edição nº1831 - 02/07/2026