Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

TESTES: Pesquisa vai utilizar plasma sanguíneo em pacientes infectados com Covid-19

Estudo vai utilizar plasma sanguíneo de pessoas recuperadas em pacientes infectados pela doença. Projeto envolve cinco hospitais brasileiros e vai incluir 120 pacientes

08 de Junho de 2020 as 09h 00min

Foto: MCTIC

Um estudo realizado por cinco hospitais brasileiros começou a testar o uso de plasma sanguíneo em pacientes com a Covid-19. A pesquisa inclui 120 participantes e vai verificar se o plasma de pacientes já recuperados (convalescentes) pode ajudar no tratamento de infectados pela doença. O projeto de pesquisa é financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da empresa pública Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e faz parte da estratégia da RedeVírus.

O plasma sanguíneo é obtido de pessoas que já foram curadas da Covid-19 e desenvolveram anticorpos para a doença. “O objetivo da pesquisa é observar se o uso do plasma de pacientes convalescentes tem benefício no tratamento de pessoas com formas mais graves de Covid-19”, reforça o coordenador do estudo, o infectologista Esper Kallás, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisa obteve aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e envolve o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Israelita Albert Einstein.

Os testes começaram no dia 2 de junho, com a inclusão dos primeiros voluntários com Covid-19. Os pacientes que preenchem os critérios estabelecidos são convidados pelos cinco centros participantes, que harmonizaram a forma de realizar o estudo e seguem o mesmo protocolo.

Testes

Os voluntários estão divididos em três grupos. Um grupo recebe 200 ml de plasma, outro grupo, 400 ml, e outra parte não recebe o plasma. Com essa metodologia será possível fazer uma comparação e avaliar os efeitos da substância testada.

Todos os voluntários apresentam a forma grave da doença, ainda não recebem ventilação mecânica e desenvolveram sintomas nos 10 dias que antecederam a inclusão no estudo. “Com isso, pretendemos avaliar se o plasma tem benefício na forma precoce da doença”, aponta Esper Kallás. Depois da transfusão do plasma, os pacientes serão acompanhados por 28 dias para avaliar a resposta ao tratamento. A estimativa é de que o estudo apresente análises intermediárias a cada total de 30 pacientes testados pelas cinco instituições.

Doadores

Coordenador do estudo no Hospital das Clínicas da Unicamp, o hematologista Bruno Benites revela que o trabalho na instituição atualmente está na fase de coleta de doadores e vai iniciar a análise do material para verificar a quantificação de anticorpos. “A expectativa é de que a partir da próxima semana comece a transfusão do plasma coletado em pacientes internados no Hospital das Clínicas da Unicamp”.

O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, outra instituição que participa da pesquisa, já conta com 150 doadores de plasma qualificados e a etapa de transfusão em pacientes com a doença deve começar em breve. “Assim que tivermos pacientes que se encaixem nos requisitos estabelecidos pelo estudo, começaremos os testes”, afirma o diretor de Pesquisa do Albert Einstein, Luiz Vicente Rizzo.

Segundo ele, o Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês já realizaram, nos meses de abril e maio últimos, um estudo prévio para verificar a segurança do uso de plasma sanguíneo com anticorpos. Uma nova fase do estudo, mais avançada e ampliada, começa agora com a participação das cinco instituições do estado de São Paulo. “A expectativa é boa. Há um grupo de pacientes, aqueles que ainda não precisam de ventilação mecânica, que parece se beneficiar desse tratamento.”

O MCTIC, por meio da Finep, está investindo R$ 5 milhões na pesquisa com o uso de plasma. O recurso faz parte do crédito extraordinário destinado pelo Governo Federal à pasta, no valor de R$ 352,8 milhões, para apoio a projetos de pesquisa e inovação no enfrentamento à Covid-19.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024