Noticias
Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.106 após reajuste de 10,16%
14 de Janeiro de 2022 as 09h 00min
Piso segue o salário mínimo e aumenta para R$ 1.212 – Foto: Divulgação
O trabalhador demitido sem justa causa está recebendo um valor maior de seguro-desemprego. A tabela das faixas salariais usadas para calcular o valor da parcela seguiu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2021 e foi reajustada em 10,16%.
Com a correção, o valor máximo do seguro-desemprego subirá de R$ 1.911,84 para R$ 2.106,08, diferença de R$ 194,24. O piso segue a variação do salário mínimo e aumenta de R$ 1,1 mil para R$ 1.212. Os novos valores estão sendo pagos para as parcelas emitidas para saque desde terça (11) e vale tanto para quem recebe o seguro-desemprego como para quem ainda dará entrada no pedido.
A parcela do seguro-desemprego é calculada com base na média das três últimas remunerações do trabalhador antes da demissão. Após a correção das faixas salariais, o benefício será definido da seguinte forma.
DIREITOS
Pago ao trabalhador com carteira assinada dispensado sem justa causa, o seguro-desemprego tem de três a cinco parcelas, que dependem do número de meses trabalhados no emprego anterior e do número de pedidos do benefício. O benefício pode ser pedido por meio do Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Previdência.
O trabalhador não pode ter outro vínculo empregatício. O prazo para fazer o pedido varia entre o 7º e o 120º dia da demissão, para trabalhadores formais, e entre o 7º e o 90º dia, para empregados domésticos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Exportações de carne bovina rendem US$ 15,55 bi até outubro, mesmo com queda no volume
Publicado em 12 de Novembro de 2026 ás 14h 21min
Câmara de Sinop inicia votação do orçamento de 2027, estimado em R$ 1,65 bilhão
Publicado em 12 de Novembro de 2026 ás 13h 20min
Raphinha será capitão contra o Japão
Publicado em 12 de Novembro de 2026 ás 12h 18min
