Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 01 de Dezembro de 2025

Noticias

Tilápia impulsiona 600 mil empregos e já representa 68% da produção aquícola

01 de Dezembro de 2025 as 05h 33min

Espécie está presente em mais de 110 mil propriedades rurais – Foto: Divulgação

A tilápia se consolidou como o principal peixe cultivado no Brasil, representando 68% da piscicultura nacional em 2024. Segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o país produziu 660 mil toneladas da espécie no ano e deve ampliar essa participação para 80% até 2030. O desempenho coloca o Brasil entre os maiores produtores mundiais de tilápia, destacando sua importância econômica e social.

“A tilápia foi a proteína animal que mais cresceu nos últimos 11 anos. Ela fortalece o produtor, dinamiza a indústria e atende um consumidor cada vez mais exigente em saúde e qualidade alimentar”, afirma Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.

Com presença em mais de 110 mil propriedades rurais, a tilapicultura é uma atividade predominantemente familiar, composta por cerca de 98% de pequenos produtores. A cadeia produtiva movimenta mais de 600 mil empregos diretos e indiretos, sendo um importante vetor de desenvolvimento regional e social.

Os principais polos de produção estão localizados no Oeste do Paraná, na região dos Grandes Lagos (SP e MS), em Morada Nova de Minas (MG) e em diversas áreas de Santa Catarina. Medeiros ressalta que o avanço do setor já coloca o Brasil em posição de destaque no cenário internacional. “O país deve encerrar esta década como o terceiro maior produtor mundial de tilápia, muito próximo do segundo lugar. Os investimentos em genética, nutrição e processamento já sustentam essa projeção”, destaca o executivo.

Apesar do crescimento expressivo, o setor ainda enfrenta entraves regulatórios que afetam sua competitividade frente a outras cadeias de proteína animal, como aves e suínos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

TJ-MT mantém juízes de Sinop e Sorriso afastados dos cargos

Publicado em 30 de Novembro de 2025 ás 13h 30min


Garantir precisão e rendimento na safra depende da manutenção de implementos

Publicado em 30 de Novembro de 2025 ás 11h 34min


Fórum fortalece políticas para infância em Sinop

Publicado em 30 de Novembro de 2025 ás 09h 34min


Jornal Online

Edição nº1685 - 29/11a01/12/2025