Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 07 de Julho de 2026

Noticias

TODOS CONTEMPLADOS: Governo envia 300 mil testes rápidos para os municípios a partir desta quinta-feira

A base de cálculo utilizada para distribuição dos testes é o percentual de 8,5% da população de cada município

22 de Julho de 2020 as 10h 00min

Foto por: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), vai enviar aos 141 municípios do estado 300 mil testes rápidos, a partir desta terça-feira (21). Com a ação, o governo irá contribuir diretamente com o aumento da capacidade de testagem dos municípios e ajudar no diagnóstico e tratamento precoce dos pacientes.

“Nós compramos 400 mil testes rápidos e recebemos outros 100 mil em doação da JBS, tendo neste momento 500 mil testes rápidos para serem aplicados na população. É provavelmente o maior volume proporcional à quantidade de habitantes. Somando aos PCRs que já fizemos até o momento, significa que 20% da população poderá ser testada com esse conjunto de testes, o que é uma testagem bastante significativa”, destacou o governador Mauro Mendes.

De acordo com a SES, a base de cálculo utilizada para distribuição desses testes é o percentual de 8,5% da população de cada município. Assim, todos os municípios receberão quantidades proporcionais ao número de habitantes. 

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça que a SES incentiva a testagem no estado e lembra que já há comprovação que não é apenas por meio do teste que se pode chegar ao diagnóstico. O teste clínico também pode determinar se o paciente está com covid-19 ou não.

“O envio é um auxílio aos municípios, assim como estamos fazendo no Centro de Triagem, em Cuiabá. Buscamos atuar no sentido de auxiliar o atendimento executado pela atenção primária, que é de responsabilidade das prefeituras municipais”, esclarece o secretário.

Foram adquiridos pela SES, na China, 400 mil testes que custaram cerca de R$ 17,83 a unidade, valor muito abaixo da média; todos os testes foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já outros 100 mil testes foram doados pela empresa JBS, por meio do programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”, e auxiliará no funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal.

Veja Mais

Liquida Sinop® 2026 promete agitar com 12 horas de ofertas e atrações

Publicado em 07 de Julho de 2026 ás 10h 16min


Saae completa 33 anos levando água e qualidade de vida à população de Lucas

Publicado em 07 de Julho de 2026 ás 09h 16min


Preço do trigo fecha 1º semestre em alta, mas junho registra desaceleração nas negociações

Publicado em 07 de Julho de 2026 ás 08h 15min


Jornal Online

Edição nº1833 - 04a06/07/2026