Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

Três mulheres ocupam cadeiras pela 1ª vez

15 de Julho de 2025 as 15h 37min

Presença feminina chega a 12,5% na legislatura atual - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa vive um momento inédito: pela primeira vez, três deputadas exercem simultaneamente mandatos na Casa. Além de Janaina Riva (MDB), que é titular, também estão em exercício Professora Graciele (PT) e Valdeniria Dutra (PSB), ambas suplentes convocadas. A marca representa um avanço na representatividade feminina no Parlamento estadual, que passou de 4,17% para 12,5% do total de cadeiras. Mato Grosso tem 24 deputados estaduais.

A Professora Graciele, de Sinop, assumiu temporariamente a vaga de Lúdio Cabral (PT). Já Valdeniria, de Cáceres, entrou no lugar de Beto Dois a Um (PSB), que se licenciou no início de julho.

Outras suplentes também já atuaram durante a 20ª Legislatura, como Sheila Klener (PSDB), Sandy de Paula (União), Priscila Dourado (PSB) e Marildes Ferreira (PSB), todas em rodízios partidários.

A deputada Janaina Riva avalia que a presença feminina influencia diretamente as pautas tratadas na Casa. Segundo ela, temas como violência doméstica, feminicídio e direitos reprodutivos ganham nova perspectiva com a atuação de mulheres. A parlamentar defende que mais mulheres sejam eleitas para garantir pluralidade nos debates. “Algumas pautas precisam ser analisadas por quem vive determinadas realidades”, afirmou.

Em exercício, a Professora Graciele ressaltou que a presença de mulheres nos espaços de formulação de políticas públicas é essencial, sobretudo em um estado com altos índices de violência contra a mulher. “Assumir esse mandato é uma forma de fazer a diferença e lutar por melhores condições para todas as mulheres do nosso estado”, disse a parlamentar.

Especialistas em política e gênero avaliam que a ampliação da presença feminina pode gerar impactos positivos em temas historicamente negligenciados no Legislativo. Apesar de ainda estarem em minoria, as parlamentares acreditam que o atual cenário pode impulsionar uma nova fase na política mato-grossense, com mais participação e protagonismo feminino.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Ministério da Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 11h 45min


Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min


Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025