Noticias
Transações via DOC e TEC já deixaram de existir
02 de Março de 2024 as 15h 16min

Após quatro décadas de existência, o modelo de transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) acabou na quinta (29). As ordens deixam de ser processadas, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.
Em 15 de janeiro, as instituições financeiras haviam encerrado as emissões e os agendamentos, mas as transferências agendadas até 29 de fevereiro ainda estavam sendo executadas.
Além do DOC, está sendo encerrada nesta quinta-feira a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso.
Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois.
Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.
Em número de transações, o DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Algodão: MT lidera exportações em maio
Publicado em 15 de Junho de 2025 ás 11h 17min
Deputado critica recomendação da ONU contra escolas militarizadas
Publicado em 15 de Junho de 2025 ás 09h 16min
MT é segundo estado do país que mais apreendeu cocaína em 2024
Publicado em 15 de Junho de 2025 ás 07h 15min