Noticias
Transformação histórica impulsionada pelas Inteligências Artificiais
08 de Maio de 2025 as 12h 44min

O Dia do Profissional de Marketing, comemorado no dia 8 de maio, vem carregado de significado em 2025: o marketing digital vive uma revolução sem precedentes, impulsionada pelo uso estratégico da inteligência artificial (IA). A divulgação do "Guia de Boas Práticas de Inteligência Artificial no Marketing Digital", pela ABRADI e ABRIA, reforça que a tecnologia não é mais tendência, é realidade, prática e necessidade.
Bruno Riether, estrategista de Marketing, Performance e IA aplicada à Comunicação e referência na área, avalia que o cenário mudou profundamente: "O marketing vive uma transformação histórica. Hoje, não basta criar campanhas criativas, é preciso ser mais rápido e mais eficiente, lidando com orçamentos enxutos e expectativas altíssimas de resultado. A inteligência artificial e as automações já deixaram de ser tendências para se tornarem práticas essenciais, ouso dizer que indispensáveis", destaca.
À frente da TWB, Riether integra inteligência artificial em todas as etapas da jornada de marketing e vendas dos clientes. “Em muitas operações que lidero, a IA já é usada para criar, testar, personalizar e otimizar campanhas em escala, desde a busca por informações para um brainstorming à criação de peças elaboradas pela IA", revela.
O especialista aponta ainda que essa revolução tecnológica vai muito além da adoção de ferramentas: ela exige uma mudança na estrutura das agências e times de marketing. "Novos cargos começam a surgir para dar conta dessa nova realidade: gestores de IA, criação com foco em IA, especialistas em prompts e estrategistas de personalização em massa", observa. Segundo ele, dominar essas novas competências é o que diferencia os profissionais que estão redesenhando o futuro do mercado, criando operações mais inteligentes, escaláveis e orientadas a resultados.
O Guia de IA da ABRADI e ABRIA tem justamente o objetivo de nortear as melhores práticas para o uso ético, transparente e eficaz da inteligência artificial na comunicação. Um suporte essencial neste momento de reconfiguração do setor.
Para Riether, o recado para o mercado é claro: “O mercado não vai esperar por quem ainda vê a IA como uma ameaça ou um “extra”. A verdadeira vantagem competitiva está em quem entende que a tecnologia não substitui o talento humano, mas multiplica o impacto dele”.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
França tem seus primeiros bilionários da IA
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 05h 37min
Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min
Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min