Noticias
Transformação histórica impulsionada pelas Inteligências Artificiais
08 de Maio de 2025 as 12h 44min

O Dia do Profissional de Marketing, comemorado no dia 8 de maio, vem carregado de significado em 2025: o marketing digital vive uma revolução sem precedentes, impulsionada pelo uso estratégico da inteligência artificial (IA). A divulgação do "Guia de Boas Práticas de Inteligência Artificial no Marketing Digital", pela ABRADI e ABRIA, reforça que a tecnologia não é mais tendência, é realidade, prática e necessidade.
Bruno Riether, estrategista de Marketing, Performance e IA aplicada à Comunicação e referência na área, avalia que o cenário mudou profundamente: "O marketing vive uma transformação histórica. Hoje, não basta criar campanhas criativas, é preciso ser mais rápido e mais eficiente, lidando com orçamentos enxutos e expectativas altíssimas de resultado. A inteligência artificial e as automações já deixaram de ser tendências para se tornarem práticas essenciais, ouso dizer que indispensáveis", destaca.
À frente da TWB, Riether integra inteligência artificial em todas as etapas da jornada de marketing e vendas dos clientes. “Em muitas operações que lidero, a IA já é usada para criar, testar, personalizar e otimizar campanhas em escala, desde a busca por informações para um brainstorming à criação de peças elaboradas pela IA", revela.
O especialista aponta ainda que essa revolução tecnológica vai muito além da adoção de ferramentas: ela exige uma mudança na estrutura das agências e times de marketing. "Novos cargos começam a surgir para dar conta dessa nova realidade: gestores de IA, criação com foco em IA, especialistas em prompts e estrategistas de personalização em massa", observa. Segundo ele, dominar essas novas competências é o que diferencia os profissionais que estão redesenhando o futuro do mercado, criando operações mais inteligentes, escaláveis e orientadas a resultados.
O Guia de IA da ABRADI e ABRIA tem justamente o objetivo de nortear as melhores práticas para o uso ético, transparente e eficaz da inteligência artificial na comunicação. Um suporte essencial neste momento de reconfiguração do setor.
Para Riether, o recado para o mercado é claro: “O mercado não vai esperar por quem ainda vê a IA como uma ameaça ou um “extra”. A verdadeira vantagem competitiva está em quem entende que a tecnologia não substitui o talento humano, mas multiplica o impacto dele”.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Mato Grosso amplia participação no Valor de Transformação Industrial
Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 05h 12min
Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 04h 12min
Aeroporto da Bom Futuro ocupa área da Prefeitura, diz Abílio
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 17h 14min